Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Entrevistas

Entrevista com Walter Celani Junior, zootecnista e consultor

postado em 08/04/2011

10 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Na 8ª Feinco (Feira Internacional de Ovinos e Caprinos), Raquel Maria Cury Rodrigues - analista de mercado do FarmPoint - entrevistou Walter Celani Junior, zootecnista e consultor na área de ovinocultura. Na entrevista, Walter falou sobre o atual mercado ovino, gargalos da ovinocultura e Feinco 2011.

Destaques da entrevista

"Quem trabalha na ovinocultura já há algum tempo está feliz demais. Por quê? Porque hoje o mercado está extremamente comprador. Essa Feinco 2011 é uma divisora de águas, pois o produtor que hoje quer trabalhar com carne não tem mais preocupação de "para quem vender". Hoje há vários compradores, o preço está em alta e atividade já se consolidou como uma atividade do presente".

"Hoje, aquele produtor que tem condições de investir na ovinocultura não deve perder a oportunidade, a hora é essa, o mercado é comprador, o déficit de produtos é grande no Brasil e o déficit de matrizes é grande também. Se você tem vontade de aumentar o seu rebanho, aumente, pois hoje é a hora".

"Antes o gargalo da ovinocultura era a desova, a venda dos produtos, hoje isso acabou. Gargalos tem em qualquer tipo de produção e o principal é mão-de-obra especializada, gente que gosta de mexer com essa produção. O produtor muitas vezes tem dinheiro, não entende do produto que está trabalhando e que entrar na atividade e deixa na mão de qualquer um achando que o produto por si só se desenvolve. Não é assim. Primeira coisa: você gosta de trabalhar com isso? Se sim, ótimo, meio caminho andado. Segunda coisa: você quer trabalhar com isso? Outro caminho andado e por ai vai".

"Na ovinocultura você precisa de uma atenção diária, um profissional que goste de trabalhar com isso para que você possa desenvolver a atividade. Esta, é rentável. Quem entrar agora na atividade vai estar se consolidando no mercado".

"Eu vi uma diferença muito grande na Feinco este ano. Quando cheguei eu fiquei impressionado, achei que a feira tinha diminuído. Com o passar dos dias percebi que a Feinco diminuiu como show, mas enquanto entidade ou evento estimulador e fomentador da ovinocultura melhorou demais. Hoje, a ovinocultura está muito mais desenvolvida, principalmente na carne, que é o grande objetivo do negócio".

Vídeo da entrevista



Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Wilson Marajó Fernandes

Uberaba - Minas Gerais - Consultoria/extensão rural
postado em 10/04/2011

Walter Júnior,


Com a reportagem vc conseguiu apresentar a situação da ovinocultura brasileira, principalmente que a atividade tem rentabilidade. Parabéns pela entrevista simples, claro e objetiva para nossos produtores.


Wilson Marajó

Walter Celani Junior

Uberaba - Minas Gerais - Consultoria/extensão rural
postado em 11/04/2011

Caro Wilson,
Quando colegas de luta percebem nossa intenção e desejo, fica mais entusiasmador trabalhar na atividade.
Sei da sua luta no setor e sua avaliação é de grande importância.
Um grande abraço

Carlito Nóbrega

Presidente Prudente - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 16/04/2011

Walter, parabéns pelos esclarecimentos. Gostaria de saber a sua opinião sobre a presença da indústria na ovinocultura. Ele vem mesmo dando suporte aos produtores? Acha que esse gargalo esta sendo resolvido? Abs e até breve

Walter Celani Junior

Uberaba - Minas Gerais - Consultoria/extensão rural
postado em 18/04/2011

Prezado Carlito Nóbrega,



Antes de mais nada, a presença da indústria na ovinocultura é vital para sobrevivência da atividade.

O suporte dado pela indústria, eu diria que é satisfatório e está caminhando a passos largos para ser muito boa.

Digo isso, uma vez que alguns produtores, podem entender que a papel da indústria deve ir além da compra dos produtos.

Orientando o produtor em diversos aspectos da cadeia produtiva, como por exemplo manejo sanitário, reprodutivo, etc.

Alguns ja tem o desenho dessa assistência.

O que mais importa no momento, é o escoamento da produção que a indústria está fazendo muito bem.Quanto aos outros aspectos, seguramente, aos poucos isso vai se desenvolver.

Quanto ao gargalo da venda de produtos, seguramente está sendo resolvido.

O gargalo da produção é que precisa de mais atenção.

Ainda precisamos de qualidade na produção, mas isso, os que ainda não entenderam vão sentir no momento de vender seus produtos, tendo como resultado um preço menor do que aqueles que trabalham com seriedade e uma orientação técnica adequada.

Um grande abraço e grato por participar.

jefferson ferreira da silva

Nazaré Paulista - São Paulo - Produção de caprinos de corte
postado em 26/06/2011

Walter Celani Junior......PARABENS!!!!

Tenho lido muitos artigos e alguns levam os produtores pra cima já outros faz o contrario, e faz parecer que estou na contra mao do sucesso.

Tenho uma propriedade em Nazare Paulista SP (40 min da Capital), gostaria de ter o seu contato e poder contar com você.
Estamos (eu e o meu pai) começando a criação de ovinos e caprinos na regiao e estamos buscando parceiros para encarar essa empreitada.
A propiedade conta com 12 alqueires de terras já em formação de pasto e mais 10 a serem explorados. Temos uma aera com mais de 3.500m² ja prontas para construção de toda infra estrutura.

Enfim,

Sem mais me alongar,
muito obrigado.

Jefferson Ferreira

marcelo lopez ramos

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Produção de leite
postado em 29/08/2011

Olá walter Celani, venho me aprofundando na ovinocultura de corte e tenho percebido que vc é referência no assunto. Concordo com você no que diz respeito a cadeia produtiva,. Estou muito interessado em iniciar no segmento de confinamento de ovinos. Tenho uma propriedade no sul de minas gerais, próximo a Juiz de fora de aproximadamente 70 hectares, estou procurando a bastante tempo algum profissional capacitado para prestação de consultoria e viabilidade do projeto, porém, não estou encontrando, pois, não quero começar errado. Gostaria de saber se você prestaria a assistência, ou se indicaria algum profissional. SEm mais até o momento obrigado Marcelo Lopez email lopezramos@uol.com.br

Luiz Fernando

Uruguaiana - Rio Grande do Sul - Estudante
postado em 02/11/2012

Caro Walter.

Sou formado em zootecnia e realizei uma especialização em ruminantes a pouco tempo. Minha pergunta é a seguinte, qual é o caminho de se tornar um execelente consultor?

Walter Celani Junior

Uberaba - Minas Gerais - Consultoria/extensão rural
postado em 05/11/2012

Caro Luiz Fernando,
O grande segredo é o compromisso com o sucesso do produtor.
Não trabalhe por dinheiro, trabalhe por realizações.
O resto é consequência.
Abs
Walter

jefferson ferreira da silva

Nazaré Paulista - São Paulo - Produção de caprinos de corte
postado em 05/11/2012

Walter, meu grande amigo!

Ver suas palavras, suas frases, faz eu lembrar de uma de nossas conversas..... quem não o conhece imagina um cara de palavras bonitas e excelente aptidão em falar ao publico,  um tremendo filho da mãe (mais um que vai me enrolar). Mas na verdade além disso tudo é um cara simples que arregaça as mangas e faz a coisa acontecer.... PARA OS DIAS DE HOJE SER APENAS PROFISSIONAL NÃO RESOLVE, TEM QUE SER COMPANHEIRO DO PRODUTOR.

Um grande abraço, e no próximo feriado nos encontramos em UBERABA. Separa o queijo que a patroa já me cobrou.

Jeff's

werllen barros

Corrente - Piauí - Técnico
postado em 03/09/2015

olá  Walter Celani Junior, meu nome é Werllen Barros, no momento estou recém formado em Zootecnia e estou com ideias de atuar na minha área de formação e de preferência na minha cidade de residência, Corrente -PI.
pretendo montar uma empresa privada voltada a prestar consultoria e acessória em ovinos e caprinos. como na região sul do Piauí, a cadeia produtiva é fraca e desorganizada, ainda há muito o que se fazer.mas de já necessito de ideias e conselhos a você por ser profissional e trabalhar no setor. obrigado

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade