Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Entrevistas

Especial Associações: Conrado Ernesto Rickli da OVINOPAR

postado em 22/07/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A associação entrevistada do Especial Associações desta semana é a OVINOPAR (Associação Paranaense de Criadores de Ovinos). Na entrevista, o presidente da OVINOPAR Conrado Ernesto Rickli cita a história da entidade e os objetivos e as dificuldades encontradas. O Especial Associação é uma iniciativa do FarmPoint que visa conhecer o trabalho e o que as associações de ovinos e caprinos brasileiras vêm fazendo para fortalecer a atividade.

FarmPoint - Fale sobre o histórico da Ovinopar

Em 24 de outubro de 1980 no município de Guarapuava/PR reuniram-se criadores e técnicos a fim de fundar a Associação Paranaense de Criadores de Ovinos (OVINOPAR).

Estavam presentes naquela ocasião os Senhores Francisco Deucy Portela de Almeida, Rodolpho Tavares Junqueira Botelho, Roberto Motta Junior, Edson Bastos, João Fernando Cunha da Cunha e o Dr. Humberto Mano Sá que foi eleito primeiro presidente.

Consta na primeira ata da reunião de diretoria realizada em 12 de fevereiro de 1981 quais as principais dificuldades na época da ovinocultura paranaense, que eram basicamente dificuldades na comercialização de lã e carne, além da falta de orientação técnica aos produtores. Já no inicio da sua criação, os objetivos da associação eram basicamente os mesmo de hoje.

Desde sua formação a Ovinopar fez convênio como a A.R.C.O. (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos) sendo a nossa associação a legitima representante dos criadores paranaenses.

A atual diretoria espera manter e alcançar os mesmos propósitos e objetivos de todas as diretorias que já passaram, ou seja, trabalhar pelo reconhecimento e engrandecimento da ovinocultura paranaense.

FarmPoint - Quais as vantagens e a importância da união dos produtores na comercialização de produtos e ou animais e na compra de insumo?

Quando se trabalha em conjunto, em associação, a compra será feita em grande escala, tendo maior poder de barganha em função de volumes mais expressivos.

No momento da venda de seus produtos, você tem maior quantidade a oferecer, podendo dessa forma colocar os produtos a um preço mais atrativo para os produtores.

FarmPoint - Quais as dificuldades encontradas hoje pela associação?

Falta de recurso para que através deles existam investimentos. Falta de participação dos associados, pouco apoio oficial para desenvolver plenamente as atividades que poderia realizar.

FarmPoint - O que vocês tem feito para fortalecer a atividade?

Total apoio em feiras e exposições agropecuárias onde há participação de criadores de ovinos. Implantação e coordenação do Rancing Paranaense de Criadores de Ovinos e busca de melhorias para o melhoramento genético do nosso rebanho.

FarmPoint - Quais os serviços que a associação oferece a seus associados?

Técnicos credenciados, tosquia, auxílio na compra e venda de animais para abate e recria, manejo reprodutivo, informações, etc.

Figuras 1 e 2 - Festa de lançamento da II festa estadual e pista de remate.



Figura 3 - Visita do prefeito na ExpoBrasil



O FarmPoint convida todas as associações a participarem dessa iniciativa. Para participar entre em contato pelo box abaixo:

Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade