Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Entrevistas

Especial Associações: Luciano Piovesan Leme da NUCCORTE

postado em 27/07/2010

23 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

No Especial Associações dessa semana, o FarmPoint entrevistou o presidente do Núcleo de Criadores de Caprinos e Ovinos das Regiões dos Campos das Vertentes e Zona da Mata (NUCCORTE) Luciano Piovesan Leme. Na entrevista, Luciano comentou sobre a organização da cadeia da ovinocaprinocultura, associativismo e o que a Núcleo está fazendo para fortalecer a atividade. O Especial Associação é uma iniciativa do FarmPoint que visa conhecer o trabalho e o que as associações de ovinos e caprinos brasileiras vêm fazendo para fortalecer a atividade.

FarmPoint - Qual é a história e objetivos do Núcleo de Criadores de Caprinos e Ovinos das Regiões dos Campos das Vertentes e Zona da Mata (NUCCORTE)?

Luciano Piovesan Leme - O NUCCORTE foi criado em janeiro de 2010 e a posse de sua primeira diretoria em fevereiro/10. O objetivo principal é organizar a cadeia do agronegócio da caprino-ovinocultura em nossa região de atuação, fortalecendo todos os elos, em especial os criadores. Para tanto, diversas atividades e ações estão em curso buscando atender os anseios de nossos associados. Atualmente temos cerca de 2.500 matrizes e nossa meta é atingir 5.000 matrizes até o final de 2011.

FarmPoint - Quais as vantagens e a importância da união dos produtores na comercialização de produtos e/ou animais e na compra de insumo?

Luciano Piovesan Leme - O associativismo e cooperativismo são extremamente vantajosos para os criadores se todos os participantes entenderem o proposito das mesmas. Para nossos associados do NUCCORTE temos na comercialização coletiva de animais a possibilidade de aumentar nossa força de negociação, permitir a padronização de lotes de animais, formar lotes em número suficiente para atender a demanda de frigoríficos.

O núcleo também permite aos associados a compra de animais (matrizes e reprodutores) para melhorar o plantel de cada associado, bem como a compra de insumos tais como sal mineral, concentrados, produtos veterinários e outros, com preços e condições extremamente vantajosas aos criadores. Em síntese, a organização dos criadores em associação e/ou cooperativa cria um leque enorme de benefícios à todos os seus associados, o que seria muito difícil e mais lento se fossem feitos de forma isolada.

Figura 1 e 2 - Criadores na entrega de animais para venda conjunta de cordeiros e vista parcial do rebanho de 250 matrizes adquiridas pelos criadores de forma coletiva.



FarmPoint - Quais as dificuldades encontradas hoje pela associação?

Luciano Piovesan Leme - Mobilização dos criadores para associar-se, pois enfatizar as vantagens do NUCCORTE ainda é uma dificuldade inicial. Como a maioria dos criadores estava desmotivada principalmente pela dificuldade de comercialização de pequenos volumes de animais, animais sem padrão adequado e falta de informações sobre a cadeia, o principal trabalho é resgatar a confiança e motivar novamente os criadores para a atividade.

Capitalizar o Núcleo para oferecer cursos, palestras, atividades de capacitação também é uma tarefa árdua, pois temos que buscar apoios, patrocínios e parcerias nem sempre focadas no negócio. Entretanto a principal dificuldade é a distância que temos dos frigoríficos, que na sua maioria estão a 400, 500, 900 Kms de distância de Barbacena (MG) e região, encarecendo o frete e causando perdas (quebra) de peso dos animais.

FarmPoint - O que vocês tem feito para fortalecer a atividade?

Luciano Piovesan Leme - Desda sua implantação, o NUCCORTE têm atuado em três frentes distintas:

1) difusão e divulgação da atividade da ovino-caprinocultura em nossa região tanto para produtores quanto para consumidores, com a divulgação e convencimento do consumidor quanto às qualidade da carne ovina e do leite de cabra e seus derivados;

2) Organização de compra e venda conjunta de animais para abate/produtos/insumos e matrizes reprodutores;

3) Ampliação do plantel de animais com capacitação de produtores e funcionários envolvidos na atividade. Para estas atividades realizamos a III Exposição de Ovinos e Caprinos de Barbacena e região (12-16/05); participação em eventos regionais para degustação de carnes de cordeiros, cabritos e queijos; palestras e cursos de capacitação; compra conjunta de matrizes e reprodutores (já adquirimos mais de 350 matrizes e cerca de 20 reprodutores); compra conjunta de sal mineral e produtos veterinários; venda de cordeiros de forma coletiva para frigoríficos (realizamos três vendas em média de 110 animais cada).

Vamos agora em agosto participar da Exposição Agropecuária de São João Del Rei, do curso sobre Prevenção e cuidados do Foot-Rot no Instituto de Zootecnia de Nova Odessa - SP e estaremos com um stand no Festival Internacional de Gastronomia de Tiradentes (20-28/08) onde vamos ofertar diversos pratos à base de carnes de cordeiro e cabrito e queijos de leite de cabra.

FarmPoint - Quais os serviços que a associação oferece a seus associados?

Luciano Piovesan Leme - Pela sua juventude ainda (apenas seis meses de implantação) estamos em fase de estruturação do NUCCORTE, mas o objetivo é trabalhar para criar um forte Núcleo com serviços e atividades que atendam à todas as necessidades principais de nossos associados. As compras/vendas conjuntas de animais e insumos; cursos, palestras e viagens técnicas; feiras, exposições e leilões; organização de confinamento coletivo de animais, entre outras, são atividades que estão em andamento, algumas já realizadas e outras em fase de organização.

Figura 3 e 4 - Degustação de paella de cordeiro em propriedade de associado do NUCCORTE e paella de cordeiro elaborada pelo chef Aigon a pedido do NUCCORTE para degustação dos associados.



O FarmPoint convida todas as associações a participarem dessa iniciativa. Para participar entre em contato pelo box abaixo:

Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Marcelo Spinola Vianna

Araruama - Rio de Janeiro - Produção de ovinos
postado em 28/07/2010

Parabéns pela iniciativa!!! É de estruturas assim que a nossa ovinocultura precisa! Contem conosco aqui no RJ. Abraços, Marcelo.

Luciano Piovesan Leme

Barbacena - Minas Gerais - OUTRA
postado em 29/07/2010

Prezado Marcelo Spinola Vianna,

Tenha certeza de que nosso propósito é o fortalecimento da cadeia da ovino-caprinocultura em nossa região e consequentemente do país. Certamente para nossos objetivos precisaremos sempre de parceiros e a parceria com vocês é importante para nosso projeto. Estamos à disposição. Saudações Ruralistas.

Rodrigo Andrade

Mambaí - Goiás - representanti
postado em 29/07/2010

Eu gostaria de saber se é perto da minha região, e como eu posso me cadastrar nesse Núcleo. Quero mais informações, pois estou começando e tenho encontrado algumas dificuldades. Estão de parabéns por essa iniciativa.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade