Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Entrevistas

Especial associações: Wallace Scott da Associação Paulista dos Criadores de Caprinos (Capripaulo)

postado em 23/04/2010

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Neste mês de abril, o FarmPoint lançou o Especial Associações, projeto que visa conhecer o trabalho, as dificuldades e o que as associações de ovinos e caprinos brasileiras vêm fazendo para fortalecer a atividade. Confira a entrevista dessa semana com Wallace Scott, diretor e presidente da Associação Paulista dos Criadores de Caprinos (Capripaulo).

Na entrevista, Wallace Scott fala sobre fomentos à caprinocultura, ausência de políticas governamentais e incentivos para a união dos produtores.

A Capripaulo tem por objetivos:

a) congregar todos os que se dediquem à criação no Estado de São Paulo, representando-os junto aos poderes públicos e instituições privadas, na defesa de seus interesses comuns nos campos econômico, técnico e social;

b) fomentar e orientar o desenvolvimento da caprinocultura, notadamente quanto à racional exploração econômica;

c) defender a espécie caprina e lutar pela preservação e aprimoramento de suas diferentes raças, estimulando, quer as ações cooperativas e associativas, quer as diferentes formas de organização empresarial;

d) defender e incentivar o consumo de produtos e subprodutos derivados de caprinos, divulgando suas peculiaridades e exaltando sua importância na alimentação humana;

e) divulgar e incentivar o emprego de técnicas de criação atualizadas, de modo a conferir aos produtos e subprodutos caprinos altos níveis de qualidade, compatíveis com os padrões previstos no Código de Defesa do Consumidor;

f) proporcionar assistência e suporte técnico a criadores de modo a permitir a condução racional da atividade nas fases de produção animal, beneficiamento e comercialização;

g) colaborar com as instituições e organismos competentes para o equacionamento e solução de problemas técnico-científicos da caprinocultura;

h) executar e manter os serviços de registro genealógico de caprinos, bem como realizar provas zootécnicas em caprinos, em todo o território do Estado de São Paulo, por subdelegação de competência concedida nos termos da Lei Federal 4.716 de 20 de junho de 1965 e demais dispositivos legais pertinentes.

Entrevista Wallace Scott

1 - Quais as vantagens e a importância da união dos produtores na comercialização de produtos e/ou animais e na compra de insumos?

A Capripaulo , que tem na sua gênese o fomento à caprinocultura como um todo, trabalha sempre no sentido de incentivar a união, organização e associação dos criadores, sejam dos animais ditos de elite, seja dos rebanhos comerciais, seja dos pequenos produtores, familiares ou não. A Associação Paulista dos Criadores de Caprinos - Capripaulo - não compra insumos ou animais ,mas estimula seus associados, e os não associados também, para que se unam e se organizem, com formação de núcleos de produtores, associações locais ou regionais, cooperativas, condomínios, etc. São formas modernas de vencer obstáculos comerciais, ter ganhos via redução de custos e incremento de valor do produto vendido, por ser em escala maior do que isoladamente.

2 - Quais as dificuldades encontradas hoje pela associação?

A Capripaulo, como entidade que representa a caprinocultura no território paulista, precisa acompanhar o que ocorre em todo o país. A caprinocultura carece de recursos financeiros adequados e carece de falta de políticas governamentais que sejam sérias, não eleitoreiras, ajustadas às reais necessidades, e não definidas pelos profissionais de gabinete, sem conhecer quem é, e do que precisa aquele que está no campo, produzindo e criando, a revelia dos preconceitos e a margem das orientações politico-partidárias.

3 - O que vocês tem feito para fortalecer a atividade?

Realizamos eventos como feiras, cursos, exposições, participamos da Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos, lutamos intensamente para conseguir recursos e estimulamos a associação de mais criadores. Buscamos, sem muito sucesso ainda, incrementar a extensão rural, e esbarramos muitas vezes na má vontade de alguns setores técnicos específicos, supostamente os maiores interessados no desenvolvimento da atividade. Enfim, temos muito trabalho ainda pela frente, tentando organizar uma atividade promissora, tanto no setor leiteiro quanto no setor de corte, que crescem sem bolhas ilusionistas, mostrando a força da atividade e as excelentes perspectivas para os próximos anos.

4 - Quais os serviços que a associação oferece a seus associados?

A Capripaulo, que representa a Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos ABCC no estado de São Paulo, é delegada do Ministério da Agricultura, MAPA, para acolher o Setor de Registro Genealógico Caprino no Estado. Fornecemos registro zootécnico, cursos de iniciação, estimulamos a organização do setor, promovemos feiras , exposições e mostras, fomentamos a atividade, estimulamos contatos e trabalhamos organizando a cadeia produtiva no estado, fazemos a defesa dos interesses dos criadores junto aos órgãos governamentais com a Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos do estado, damos orientação técnica e mercadológica básica e divulgarmos gratuitamente produtos e animais no website e em outros espaços de comunicação.

Equipe FarmPoint

O FarmPoint convida todas as associações a participarem dessa iniciativa. Para participar entre em contato pelo box abaixo:

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

Quirino de Freitas

Fernandópolis - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 25/04/2010

Parabéns pela matéria, ótima a ideia e os fundamentos do Especial. Abs,

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade