Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Espaço Aberto

Cana de Açúcar : Etanol, produto certo, marketing errado!

Por José Luiz Tejon Megido
postado em 24/09/2009

4 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Produto é o que fazemos no campo, na usina. Marca é o que construímos na mente dos consumidores.

Etanol é apenas um produto originado da cana de açúcar. Um produto que também pode ser feito de outras matérias primas. Etanol, se fosse um "brand", uma marca, atrai mais conexões com o negócio dos Estados Unidos do que com o álcool de cana de açúcar, nacional. A estratégia de marketing do negócio originado na cana de açúcar é muito maior, mais amplo e extraordinariamente mais "generoso", do que apenas "mais um combustível automotivo".

Etanol, como um produto, não poderia ser "alavancado" como sinônimo do universo de contribuições, valores e benefícios de toda a cultura canavieira. Tomamos a parte pelo todo. E, uma parte sujeita a ataques frontais e de flancos, que não protege, na gestão das percepções humanas; o ativo brasileiro da cana de açúcar.

O Brasil é o "açucareiro" do planeta. Cana de açúcar é energia de vida humana. Cana de açúcar é alimento. Cana de açúcar é possibilidade real de integração de milhões de pequenos produtores rurais nas faixas tropicais do globo. Cana de açúcar é "people to people - energy&food".

Cana de açúcar não é "um mar de cana". É lavoura diversificada na rotação das culturas. Cana de açúcar é resgate de áreas degradadas. Cana de açúcar é solução nova para os insumos industriais e químicos.

Cana de açúcar é uma "marca" gigantescamente superior a, apenas, um dos seus derivados : o etanol.

Marketing é "um pouquinho mais do que se vê": significa penetrar na invisibilidade das almas humanas. Cana de açúcar é ciência, educação, evolução, e humanismo.

A promoção de um produto não pode ser maior do que a construção dos valores percebidos da sua matriz geradora!

Aí está um belíssimo tema para um saudável debate setorial! " O Brasil é doce e o único pais do mundo que tem nome de árvore!". (Este artigo não é uma crítica. É uma sugestão de "correção de rota".)

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo

José Luiz Tejon Megido    Brasília - Distrito Federal

Mídia especializada/imprensa

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Rafael Baggio - Médico Veterinário

Curitiba - Paraná - Produção de ovinos de corte
postado em 24/09/2009

Tejon,

Parabéns pelo artigo, realmente a sua abordagem foi excelente. Trazendo o conceito e a estratégia de marketing focada na matriz geradora e não apenas no etanol da cana-de-açucar que é repleto de concorrentes.

BELCHIOR CRISTINO DE SOUZA

Nova Xavantina - Mato Grosso - Produção de gado de corte
postado em 25/09/2009

Ficava pensando o que estava de errado com o marketing do Etanol, mas não conseguia descubrir, agora lendo o seu artigo, posso entender perfeitamente o que esta errado. Espero que mude.

Parabéns.

Resposta do autor:

Belchior Cristino..

Caro amigo...obrigado pelo seu comentário.. temos de fato muita coisa a fazer nesse âmbito, pelo agronegócio brasileiro.

Abraços

Tejon

Fábio Barbosa Ribeiro Gomes

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Instituições governamentais
postado em 28/09/2009

Prezado José Luiz,

Parabéns pelo artigo!!
Achei sua crítica saudável, correta e contrutiva.
Espero que a rota seja revista!!

Grande abraço,
Fábio

Marco J. Zimak

Ourinhos - São Paulo - Indústria de insumos para a produção
postado em 16/10/2009

Parabéns, Tejon

Espetaculares as suas colocações!
A questão é que, a imprensa em geral, os governates, os produtores de etanol e os líderes de entidades ligadas ao do setor sucroalcooleiro não sabem, ou em alguns casos não querem colocar dessa maneira para a opinião pública, o que gera uma enorme confusão na cabecinha dos leigos que acreditam piamente no que dizem os noticiários por aí.

Estamos precisando de um super-herói para encarar essa missão.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade