Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Espaço Aberto

Escrituração zootécnica: o que é, como se faz e para que serve

Por Neila Lidiany Ribeiro
postado em 09/06/2008

17 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A escrituração zootécnica consiste no registro de todos os eventos que ocorrem no rebanho, sistematicamente. Envolve desde a anotação dos nascimentos dos animais até seu desempenho produtivo e reprodutivo.

Com a escrituração zootécnica rotineira é possível gerar relatórios que comprovam o desempenho dos animais, auxiliando portanto, na escolha dos melhores animais de um rebanho. A escolha de animais tomando-se com base apenas seus caracteres morfológicos não é suficiente e dessa forma incorrer em escolhas erradas pois, às vezes o que é perfeito por fora não é bom por dentro ou vice-versa.

Para melhor ilustrar essa questão podemos representar o desempenho de um animal pela equação clássica do melhoramento em que P = G + E, indicando que o animal é o resultado do seu genótipo e das condições ambientais a que está submetido (manejo alimentar, sanitário e reprodutivo bem como condições climáticas). Assim, os caracteres morfológicos isolados não são um bom indicador da capacidade produtiva de um animal, pois as correlações entre características de tipo e produção são geralmente baixas. Para uma avaliação segura e escolha acertada dos animais mais produtivos, deve-se ter escrituração zootécnica sistemática e confiável e nela registradas todos os dados produtivos de todos os animais.

A escrituração zootécnica é pois uma técnica simples de anotação dos dados referentes às criações, tais como: identificação do animal, nome e número do pai e da mãe, data de nascimento, sexo, dados de produção (carne, leite, pele, lã), data da cobertura, manejo sanitário, alimentar e reprodutivo adotados. As informações constantes numa ficha de escrituração zootécnica auxiliam na tomada de decisões que vão desde mudanças nas práticas de manejo geral adotado que por ventura não estejam funcionando a contento, até medidas mais complexas como é a escolha dos animais para melhoramento genético das características de interesse. Além disso, auxilia também no controle dos custos de produção e com isso, podendo-se prever os lucros.

A escrituração zootécnica pode ser feita utilizando-se desde fichas simples na forma de uma tabela em folhas de papel, planilhas eletrônicas do tipo Excel até programas de computador que já existem no mercado, próprios para esta finalidade.

Um trabalho de escrituração zootécnica pioneiro na região de Imperatriz, MA, está sendo desenvolvido pela Faculdade de Imperatriz (FACIMP). A professora. Neila Lidiany Ribeiro diz que "a escrituração zootécnica tem tido um enfoque forte nas suas aulas de caprino-ovinocultura e Melhoramento Animal porque considera a escrituração uma ferramenta importante para melhoria e tecnificação das criações de caprinos e ovinos na região. Com base na nossa experiência de sala e em função da demanda dos criadores da região estruturamos um projeto de extensão com a finalidade de levar informações aos produtores sobre a importância e uso da escrituração bem como assistência continuada aos criadores para a implantação e consolidação do controle zootécnico nas suas propriedades".

Segundo a professora, das 50 propriedades assistidas até o momento apenas duas possuem escrituração zootécnica, as demais nem conheciam o significado da escrituração. Ela afirma que depois de um mês de trabalho já tem controle implantado em nove propriedades e pretende atingir todas as propriedades. Para atingir esses objetivos são oferecidos cursos sistemáticos sobre escrituração zootécnica para alunos e produtores. Os cursos constam de aulas teóricas e práticas nas quais é feito demonstração de escrituração em fichas manuais e eletrônicas bem como demonstração de programas de gerenciamento zootécnico existentes no mercado.

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo

Neila Lidiany Ribeiro    Imperatriz - Maranhão

Pesquisa/ensino

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Capataz Assessoria Rural

Brasília - Distrito Federal - Softwares Rural
postado em 11/06/2008

Parabéns professora Neila Lidiany Ribeiro.
É de iniciativa dessa natureza e de profissionais do seu quilate é que a pecuária brasileira precisa.
Estamos percebendo um movimento dos pecuaristas brasileiros no sentido de gerir seus criatórios de maneira empresarial, mesmo porque se assim não for, é grande a probabilidade de terem que procurar outro hobby. Criar boi, carneiro e cabrito deixou de ser diversão; Virou um negoção.

Com a popularização da informática, o computador está chegando ao meio rural, o que em muito contribuirá para que se realize, efetivamente, a Escrituração Zootécnica. Anotar e anotar dados e mais dados em fichas, além de trabalhoso e cansativo, não produz a maioria das informações que o criador precisa. Por outro lado, os softwares específicos em EZ, além de armazenarem uma infinidade de dados, geram, num piscar de olhos, relatórios, planilhas e gráficos com informações variadas e úteis que auxiliarão o criador a tomar a melhor decisão na gestão de seu negócio.
Conte conosco. Creio que podemos ajudá-la em seu projeto.

Neila Lidiany Ribeiro

Imperatriz - Maranhão - Pesquisa/ensino
postado em 12/06/2008

Boa tade Ananias

Muito obigada pelos elogios. Que bom que você gostou do texto.

Realmente precisamos levar em consideração que as criações devem se vistas como empresa e não como hobby, parar de gastar sem ter retorno.



Anisio Ferreira Lima Neto

Teresina - PI - Pesquisa/ensino
postado em 25/06/2008

Precisamos de iniciativas como a sua Lidiany, pois nos estagios e em trabalhos , que embora pareçam simples, mas de uma importância funcional e profissional para atividade, pois ira mostrar a eficiência da unidade produtiva, e isto acontece com anotações e analises dos dados obtidos.

Pesquisa desta natureza e com este foco irão promover os resultados que buscamos, especialmente para nosso NE, onde muitas vezes o setor primario é tratado como hobby, levando a uma insustentabilidade na atividade, pois em momentos de crise, o "Superfluo" é o primeiro a ser colocado de lado.

Neila Lidiany Ribeiro

Imperatriz - Maranhão - Pesquisa/ensino
postado em 26/06/2008

Prezado Anisio Ferreira Lima Neto
Adorei o seu comentário. Realmente nós profissionais devemos dar valor as nossas criações e tratá-las como um negócio sem esquecer que estamos tratando de vida. Parar de tratar como hobby e depois não dando certo falar que são os animais que não prestam. Devemos começar da base que são as anotações, pois iremos precisar delas para tudo.

Uesslley Marinho de Souza

Araguaína - Tocantins - Consultoria/extensão rural
postado em 05/09/2008

Parabéns prof. Lidiany!!!!!!!!!

Estamos precisando de profissionais,que apresentem condições de melhoria para o produtor rural, uma vez que: a falta de anotações sobre as ocorrências do rebanho é uma realidade na maioria das propriedades e com isso temos perdido grandes oportunidades dentro do cenário agropecuário.É importante que a cada dia venhamos multiplicar essa tão importante ferramenta para podermos mudar o quadro de desenvolvimento dos rebanhos e com isso mostrar a realidade de produção.

Neila Lidiany Ribeiro

Imperatriz - Maranhão - Pesquisa/ensino
postado em 10/09/2008

"Prezado Uesslley Marinho de Souza",

Concordo com você, realmente precisamos incentivar a utilização desta ferramenta importantíssima dentro de uma propriedade. Precisamos começar como educadores pelos nossos alunos, pois eles serão eles que incentivaram os proprietários. Venho fazendo este trabalho aqui em Imperatriz e estou vendo resposta positiva.
Obrigada pelo recado.

Helba Pereira

Imperatriz - Maranhão - Estudante
postado em 09/10/2009

Parabéns Neyla....!

Concerteza essa sua iniciativa é um sucesso. Não só para os produtores, maas tabém para os alunos que interagem neste tipo de trabalho.
Sabe-se que a "Escrituração Zooteécnia" é de extrema importância para uma propriedade, e o que está faltando é informação para os proprietários e profissionais capacitados que possam realmente por em prática tudo o que é necessário , para um bom desempenho e satisfação tanto para o produtor, quanto para o profissional!

CARLOS MAGNO M SANTOS

São Paulo - São Paulo - Consultoria/extensão
postado em 14/12/2009

Parabéns doutora, isto é de primordial importância para nossos produtores no Brasil. Temos interesse em saber se existe a possibilidade de trocarmos emails sobre tais assuntos com o intuito de sabermos onde e como a SEIVABRASILIS pode estar atuando em consonância aos seus objetivos junto aos produtores agropecuários.

Parabéns.

Neila Lidiany Ribeiro

Imperatriz - Maranhão - Pesquisa/ensino
postado em 17/12/2009

Sim podemos sem problema Carlos Magno, gosto muito desta area e quero cada vez mais me aprofundar e dar minicursos de escrituração para os produtores e incentiva-los a usar a ESCRITURAÇÃO ZOOTECNICA.

Neila Lidiany Ribeiro

Imperatriz - Maranhão - Pesquisa/ensino
postado em 11/01/2010

Prezado Francisco de Assis de Carvalho Pires, gostaria muito de te ajudar no que for possível, primeiro preciso saber se vc vai querer utilizar um metodo manual ou eletrônico e que informações vc deseja ter, ou seja qual é sua exploração carne ou leite? Entre em contato pelo meu hotmail para trocarmos informações. Obrigada.

Neila Lidiany Ribeiro

Imperatriz - Maranhão - Pesquisa/ensino
postado em 11/01/2010

Prezado Carlos Magno M Santos, gostaria de trocar informações com você sobre escrituração me escreve no hotmail para podermos trabalhar juntos com o SEIVABRASILIS. Obrigada

carmen lúcia carvalho da cunha

Brasília - Distrito Federal - Produção de leite (de vaca)
postado em 29/03/2010

Parabéns! Ainda sou estudante de zootecnia e acho muito interessante mostrar aos produtores a grande importância das anotacões zootecnicas, afinal isso servirá para avaliar a sua atividade, o que pode ser melhorado ou talvez trabalhado de outra forma, afinal, a empresa precisa dar lucros e as anotações ajudarão o profissional junto ao produtor tomar decisões mais acertadas para a obtenção dos resultados esperados. A escrituração zootecnica é uma prática indispensável para o sucesso.

Roberto Macedo de Oliveira Filho

cacimba de dentro - Paraiba - Produção de leite (de vaca)
postado em 10/07/2011

Parabens. e de grande importancia para todos produtores de grande ou pequeno porte fazer as anotaçoes zootecnicas , e para profissionais da area  o secredo do sucesso esta ai.

Gustavo Gouvea",

Iturama - Minas Gerais - Produção de gado de corte
postado em 08/03/2012

Bom dia Neila.

Não possuo intimidade com a lida na escrituração zootecnica, farei o curso na sede da ABCZ em Uberaba em Abril.

Muito do que direi aqui vc está cansada de ler nas postagens comentando seus artigos, e irei ainda apenas falar um pouco mais sobre as pistas.

Na verdade eu lí dois artigos, esse em questão evidenciando as vantagens do programa de escrituração trabalhando com dados concretos que comprovam a superioridade do indivíduo em relação aos outros, pois "o que é bom por fora pode não ser bom por dentro", e um outro que não recordo agora se era seu também onde é abordado a questão "olho treinado" mostrando que um profissional com esse "olho" é uma ferramenta também importante do ponto de vista da seleção, e que mesmo sendo bom ele nunca irá substituir as ferramentas como uma escrituração zootécnica, ou pelo que conheço, dados concretos como DEP e acurácia obtidos também. Isso pois, apesar da superioridade fenotípica do animal em pista, essas características podem não ser de alta herdabilidade, e com isso de nada adiantaria disseminar o material genético desse progenitor em planteis. O que importa são resultados passíveis de provas.

Tempos atras a pista era tida como DETERMINADORA do material genético a se utilizar "modismo", ou seja, ao se definir o grande campeão ou campeã na Expozebu por ex, grande parte dessa genética já estava praticamente direcionada para centrais e alguns criadores em específico (Sêmen e embriões).

Hoje as coisas estão mudando (e é preciso mudar mais), estamos tendo que nos adequar a um sistema de produção rentável onde haja uma coerência entre o investimento e o retorno obtido, e é por isso que a grande mudança se deu no biótipo (zebuínos em questão), hoje os pecuaristas, ou empresários do meio rural, estão utilizando esses dados concretos obtidos de touros provados para ai sim utilizar essa genética em seu rebanho com a finalidade de obter material de melhor qualidade, ou seja, animais realmente rentáveis para o nosso sistema de produção de criação a pasto aliando rusticidade com funcionalidade.

Em breve essa genética já corrigida através da obtenção de material genético provado estará presente em grande número nas pistas de julgamento, e com isso será de maior confiabilidade o julgamento do jurado em relação a transmissão do que é de interesse para seus descendentes.

Os profissionais do meio preparados, eu e você e mais alguns sabemos que pista e pasto são meios distintos por favorecer os animais com uma alimentação e manejo totalmente diferenciados levando a uma expressão genética que pode não corresponder com a realidade de criação a pasto (Interação genótipo x Ambiente).

(Continua)

Gustavo Gouvea",

Iturama - Minas Gerais - Produção de gado de corte
postado em 08/03/2012

Ainda é importante lembrar que a pista de gado, pode ser comparada a uma pista de formula 1, onde fazemos testes ao se entrelaçar uma variedade de setores direta e indiretamente relacionados para se chegar na expressão máxima do potencial de uma determinada raça, é lá que fazemos TESTES.

Por mais que "por enquanto" ela não seja tão confiável pela falta de dados concretos, ela é o local onde o "olho treinado" consegue analisar e somar uma série de dados juntando-os de forma a se estabelecer o melhor biótipo (funcionalidade e rentabilidade), coisa que dados concretos não conseguem analisar.

Por isso é bom salientar que pista e pasto mesmo sendo diferentes, sempre andarão juntas, pois um complementa o outro.

Um grande abraço.

Suely Gisele AlvesGermano

Campina Grande - Paraiba - mestre
postado em 17/06/2014

É BEM VERDADE QUE O ACOMPANHAMENTO DOS ANIMAIS É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O SUCESSO DA CRIAÇÃO,POIS A VISUALIZAÇÃO DEMORADA E EFICIENTE DA SUA CRIAÇÃO LHE DÁ DADOS QUE AJUDARÃO NO SEU SUCESSO COMO CRIADOR E NO FRACASSO SE NÃO FIZERES, INFELIZMENTE TRAVAMOS UMA "BRIGA" NO SENTIDO DE VÁRIAS VEZES CHEGARMOS EM UMA PROPRIEDADE E PERGUNTARMOS QUE ANOTAÇÕES O CRIADOR TEM A RESPEITO DA SUA CRIAÇÃO ELE RESPONDE"MINHA FILHA ISSO NÃO VALE DE NADA" E AÍ DAQUI QUE VOCÊ CONSIGA CONVENCÊ-LO DE QUE ESTE TIPO DE ANOTAÇÕES LHE TRARÁ LUCROS SÃO OUTROS TANTOS DEMORADOS, MAS VALE A PENA INSISTIRMOS E MONSTRA-LO CONCRETAMENTE QUE VALE APENA.
Suely Gisele (mestre em eng. agrícola)

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade