Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Espaço Aberto

Viabilidade da homeopatia em ovinos

Por Maria do Carmo Arenales
postado em 22/02/2007

16 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A veterinária homeopática segue basicamente os mesmos princípios da medicina: vê o animal como um todo sustentado pela força vital. E, ao contrário do que muitos pensam, a homeopatia aplicada na ovinocultura é uma realidade que tem apresentado excelentes resultados práticos, desmistificando alguns conceitos e apresentando vantagens sobre a medicina oficial.

Dentro desta realidade, este artigo objetiva apresentar, em forma de itens, a aplicação e os benefícios da homeopatia aplicado aos ovinos, mostrando sua viabilidade e reforçando suas vantagens sob o aspecto de cura e até mesmo financeiro.

I. Ação rápida e eficiente

Existe uma falsa crença que sugere ser o medicamento homeopático de ação lenta, razão pela qual o tempo de resposta do organismo para com o remédio deixaria a desejar. Na verdade, esse é um preconceito gerado por uma desinformação popular, que muitos contrários à homeopatia gostam de divulgar.

Já está comprovado que o tempo de reação do organismo é proporcional ao tempo da afecção: se estivermos diante de um processo agudo instalado em pouco tempo (por exemplo, uma broncopneumonia) teremos a resposta em poucas horas; porém, se a afecção estiver instalada há meses, revelando-se um processo crônico (como uma infecções no casco,a pododermatite), teremos a resposta do organismo em algumas semanas e a cura instalada em meses, dependendo de cada caso.

II. Homeopatia e patologias graves

Outro grande preconceito diz que devemos usar a homeopatia em afecções benignas, onde não existe risco de vida, deixando a alopatia agir em patologias graves. Essa é mais uma avaliação sem sentido já que a rapidez da resposta do organismo frente ao medicamento homeopático em casos de patologias agudas pode retirar o animal do perigo eminente em curto espaço de tempo.

Assim, é preciso salientar o conceito de curável na homeopatia. Para o homeopata não existe patologia incurável, o que pode existir é o indivíduo incurável, ou seja, aquele que, com sua energia vital esgotada, não responde à medicação.

Na homeopatia veterinária, não existem doenças incuráveis: nos casos de convulsões com comprometimento nervoso (afecção considerada incurável e indicada a eutanásia), por exemplo, freqüentemente os animais respondem em poucos dias ao tratamento a esse processo agudo e não apresentam seqüelas após estarem completamente restabelecidos.

III. Lucratividade na produção

Como a medicação homeopática é exclusividade energética, já que não há matéria no medicamento, não existe o risco de animais medicados transmitirem para a carne os remédios ingeridos, ao contrário da alopatia e seus antibióticos, antiinflamatórios e agrotóxicos.

Viabilizando o uso destes produtos para consumo, o produtor continua a auferir lucros e garantir alimentos saudáveis para o consumidor. Isso sem contar que os animais estão livres de sofrerem intoxicações medicamentosas (iatrogenia).

IV. Custo menor e saúde maior

Os lucros também podem ser contabilizados de outra forma, beneficiando o proprietário e o clínico, já que os medicamentos homeopáticos custam menos que os alopáticos e permitem que a recuperação do organismo ocorra em curto período de tempo.

V. Fácil administração e ingestão

A facilidade de administrar o medicamento homeopático é outra vantagem que dever ser considerada pelo veterinário: os remédios são preparados de acordo com a palatabilidade individual, não havendo necessidade de ingerir grandes doses, podendo ser adicionado ao sal mineral do animal sem alterar o seu sabor.

Com isso, é possível evitar o estresse ocasionado pela administração forçada de medicação oral, pelo uso de seringas e demais manobras dolorosas. Outra vantagem adicional: o risco de acidentes ao se lidar com animais violentos é reduzido, beneficiando o animal, o veterinário e seus auxiliares.

VI. Para todo reino animal

A homeopatia é utilizada sem dificuldades em todas as espécies animais, desde as que convivem intimamente nos lares, como o cão e o gato, e os bovinos, suínos, eqüinos, aves, peixes e abelhas. Até mesmo os animais selvagens respondem muito bem ao tratamento homeopático.

Nessa terapêutica podemos transcender o conhecimento alopático tratando o quadro mental dos animais, ou seja, os distúrbios do comportamento (psiquiatria veterinária) que acabam fazendo com que eles deixem de cumprir suas funções, como guarda, companhia, pastoreiro, monta, produção de leite, ovos, carne, lã, etc. Esses distúrbios do comportamento podem fazer com que o animal venha a exacerbar sua agressividade, por temores não justificados, com ansiedade, timidez e outros.

VII. Tendência irreversível

A homeopatia é uma ciência médica que está conquistando não só os profissionais da saúde, como também de outras áreas correlatas, como a agronomia. Na verdade, todas as pessoas que têm contato com a homeopatia acabam se beneficiando desta terapêutica, se interessando em ampliar seus conhecimentos sobre o assunto e, conseqüentemente, decidindo pela não continuidade da medicina oficial para si e para seus animais.

Apoiada em leis naturais e imutáveis e, portanto, aplicáveis tanto em seres humanos como em animais, a homeopatia, de tão verdadeira e benéfica, vem conquistando a adesão de um número cada vez maior de profissionais da saúde, sendo sua prática irreversível. Isso pode ser comprovado na medicina veterinária, onde cresce o número de veterinários interessados em conhecer a terapêutica homeopática, ora por livre iniciativa e busca de novos conhecimentos científicos, ora por sofrerem pressões de clientes e até de movimentos ecológicos.

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

Selma Ap. Simoes Dalla Costa

Bauru - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 22/02/2007

Achei super interessante a matéria ,pois deste modo podemos prevenir e tratar doenças. Eu achava que a homaopatia tinha um efeito demorado demais e a reportagem me esclareceu que eu estava enganada, que bom. Assim posso mudar meu conceito a respeito, tratando animais sem maiores traumas aos mesmos e o que é mais importante ,sem resíduos em sua carne.

Antonio José Rios Nery

São Domingos - Bahia - Instituições governamentais
postado em 22/02/2007

Prezada Veterinária:

Ao cumprimentá-la de forma cordial e respeitosamente, parabenizo-la pelas experiências narradas a respeito da ciência homeopática para cura de animais, especialmente de ovinos, e, constituindo-me como pequeno criador de ovinos gostaria de obter mais conhecimentos sobre o tratamento de verminose; infecções de tetas; e, outras doenças anomálicas ou patológicas que possam ser tratadas através de medicamentos homeopáticos. Portanto, coloco-me à inteira disposição de sua ilustre personalidade afim de que possamos estreitar nossas relações.

Encontro-me no município de São Domingos, localizado na região Nordeste do Estado da Bahia, cuja vegetação e condições climáticas, possui grande viabilidade do desenvolvimento da cadeia da caprinovinocultura, como fonte econômica de inesgotável riqueza e de ascendente possibilidade de inclusão social para pequenos produtores rurais organizados em associações e cooperativas.

Atenciosamente,
ANTONIO JOSÉ RIOS NERY
Sec. de Agricultura e Meio Ambiente.

José Octávio Julião Michelini

São José do Rio Preto - São Paulo - Pesquisa/ensino
postado em 23/02/2007

Mais uma vez deixo meus parabéns tanto ao site por proporcionar o espaço para a divulgação de técnicas de produção viáveis e a Dra Maria do Carmo Arenales por sua determinação e excelentes resultados provenientes de muito trabalho e dedicação á homeopatia animal.

Apenas ressaltando, trabalho com a homeopatia Arenales a quase um ano e venho tendo resultados excelentes com a produção animal tratada com homeopatia nas mais diversas categorias animais, o que me motiva a busca de um aprimoramento constante na área da homeopatia.

Uso em meus animais e recomendo, pois além de todas as vantagens proporcionadas aos animais, a homeopatia tem a grande vantagem de reduzir custos de produção, fator fundamental para um bom desenvolvimento dos mais variados setores de produção animal.

Att: José Octávio J. Michelini - Zootecnista

mauro vicente da silva

Maceio - Alagoas - Ovinos/Caprinos
postado em 24/02/2007

Não poderia de externar a minha satisfação em ler este artigo, não tenho palavras para lhe dizer, a não ser parabéns doutora

Maria do Carmo Arenales

São Paulo - São Paulo - Indústria de insumos para a produção
postado em 27/02/2007

Selma, a homeopatia muda inclusive a vida do produtor. Ao conviver com saúde e qualidade de vida dos animais,ao mensurar os lucros, vi muitas vidas transformadas. A homeopatia é energia, e energia move energia!
att
Maria do Carmo Arenales

Maria do Carmo Arenales

São Paulo - São Paulo - Indústria de insumos para a produção
postado em 27/02/2007

Prezado Sr. Antonio Nery,
Tenho o maior prazer em trabalhar na Bahia. Já estive muitas vezes em palestras e visitas e o carinho que o baiano me recebe é imensurável.

Este trabalho de manejo homeopático é responsável pela fixação do homem no campo,pois viabiliza a produção ovina.

A Bahia é o estado do nordeste que mais atuo, e temos sempre um apoio enorme do Dr. Vicente, médico veterinário homeopata.Desculpe,pois esqueci o nome da instituição que ele trabalha em Salvador.

att
Maria do Carmo Arenales

Maria do Carmo Arenales

São Paulo - São Paulo - Indústria de insumos para a produção
postado em 27/02/2007

José Octávio,
Agradeço muito suas palavras,pois muito mais importante do que eu falar sobre o meu trabalho é um depoimento de um técnico.
Att
Maria do Carmo Arenales

Carlos Henrique Pizarro Borges

Brasília - Distrito Federal - Instituições governamentais
postado em 28/02/2007

Em conversas com produtores rurais que aparentemente estão satisfeitos com os resultados obtidos com o uso do medicamento homeopático, observa-se que estes apresentam grande dificuldade em identificar se os resultados obtidos decorrem do uso do medicamento ou das alterações de manejo implementadas simultaneamente ao uso do medicamento.

Por exemplo: relatos de que os problemas sanitários e reprodutivos foram reduzidos a partir do momento que se introduziu o medicamento homeopático e se corrigiu a oferta de mistura mineral para o rebanho. Relatos de que os problemas de qualidade do leite foram reduzidos a partir do momento que se introduziu o medicamento homeopático e se corrigiu o manejo da ordenha do rebanho.

Em outras palavras: será que somente as correções das falhas de manejo não teriam reduzido os problemas? Todos nós sabemos que a grande maioria dos rebanhos (bovinos, ovinos, caprinos, suínos) é conduzida de maneira inadequada do ponto de vista nutricional, sanitário, reprodutivo e gerencial.

Atenciosamente,
Carlos H. Pizarro Borges
Médico Veterinário e Biólogo.

Maria Selma P. de Andrade Hage

Novo Repartimento - Pará - Produção de caprinos de corte
postado em 28/02/2007

É super interessante o tratamento homeopático e acredito, principalmente pelo fato de ter tido a oportunidade de experimentar. Gostaria de ter mais conhecimento sobre o assunto, parabéns pela matéria. Um grande abraço,
Maria Selma P. de Andrade Hage

ognês silva flores

Mineiros - Goiás - Estudante
postado em 01/03/2007

Parabéns, assim é que se começa a mudar o rumo das criações. Dessa forma, acredito que vamos ganhar muito com isso, pois estaremos resguardando o consumidor final que é o nosso alvo e merece ser tratado com carinho e qualidade.

Enei Roberto Veiga da Silva

Pelotas - Rio Grande do Sul - Produção de gado de corte
postado em 01/03/2007

Parabéns pela abordagem de tão importante alternativa para os criadores de animais domésticos. Acredito que todos os criadores sempre tenham sentido necessidade de fugir da alopatia, devidos aos custos e, principalmente, pelo acúmulo de resíduos que acaba por integrar os produtos advindos desses animais: carne, leite, etc.

Eu acredito que só não usamos muito mais a homeopatia por falta de orientações seguras a respeito. Aqui no cone sul, não conheço nenhum profissional da área que se dedique ao assunto.

Maria do Carmo Arenales

São Paulo - São Paulo - Indústria de insumos para a produção
postado em 05/03/2007

Prezado Dr.Carlos Pizarro,

A minha proposta de trabalho é a homeopatia ser uma ferramenta para o homem do campo viabilizar a sua produção. Quando o tema é controle de parasitos, sempre viso o controle integrado de parasitos.

Não adianta dar antibiótico para um animal se você não higienizar o ambiente, controlar estresses e alimentar este animal. Não adianta dar hormônio para uma vaca em anestro, se você não alimentar este animal e fizer uma inseminação de acordo com as boas normas de produção animal.

Meu trabalho é uma proposta de ajudar os criadores a maximizar sua atividade, retirando mais produtos sem gastar mais. A grande magnitude de ser médica veterinária é poder ver o todo da propriedade e orientar de todas as formas.

Isto é que muda os números. porém para verificar se os medicamentos agem, fazermos grupos randomizados e controlados pelo protocolo cientifico, pelos melhores professores de faculdade.

Estou a disposição para todas as dúvidas!
Att

Maria do Carmo Arenales
Médica Veterinária Homeopata
Bióloga
Engenheira Agrônoma

leandro silva oliveira

Castanhal - Pará - Estudante
postado em 04/03/2008

obrigado Dr, acredito que as informações colhidas do seu artigo, farão a diferença no trabalho que irei apresentar.

Priscilla

Camaragibe - Pernambuco - Estudante
postado em 15/08/2008

Gostei muito do artigo, gostaria de parabenizá-la.

Como estudante de veterinária, estou bastante interessada no tema.

Enio Rogério Cardoso Fagundes

Alegrete - Rio Grande do Sul - Estudante
postado em 13/10/2008

A algum tempo venho me interressando pela criação de ovinos de uma forma mais rentavel e com um produto diferenciado, o artigo é muito exclarecedor pois acabou com algumas dúvidas a respeito da homeopatia.
Parabelizo a iniciativa e gostaria de obter maiores informações a respeito e de contatos nesta area, como aquisição ou produção de produtos homeopaticos.

pedro brites

Guaíba - Rio Grande do Sul - produçao de ovinos
postado em 13/12/2009

Maria do Carmo.
Li o seu artigo e acho que você poderá me ajudar. Eu forneço alho para meus ovinos contra verminose mas estou encontrando dificudades para secar o alho para triturar.Gostaria de saber como fazer a secagem. Aproveitando a oportunidade, peço para enviar-me outros produtos homeopáticos para eu fornecer aos meus animais.
Obrigado Pedro

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade