Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Especiais

Confira a 16ª cotação mensal do preço do cordeiro realizada pelo FarmPoint

postado em 11/09/2012

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Desde janeiro de 2011, o FarmPoint está realizando a cotação mensal do preço do cordeiro. O objetivo inicial é coletar informações com agentes de mercado de alguns Estados, de modo a estabelecer um entendimento claro de como está funcionando a ovinocultura brasileira.

Este conteúdo é inédito, as perspectivas são de crescimento e uma das metas é coletar informações de outros Estados que ainda não estão incluídos na nossa pesquisa. Para a elaboração desse projeto, realizamos um levantamento e entramos em contato com frigoríficos e produtores de carne de várias praças (associações, cooperativas e produtores que possuem uma marca de comercialização de carne) e órgãos estaduais que realizam cotações regionais de carne de cordeiro. Com o formulário elaborado pelo FarmPoint e divulgado no site, também pretendemos aumentar a nossa lista de informantes de mercado para que o resultado das cotações mensais realizadas seja cada vez mais preciso e de acordo com a realidade brasileira.

Tabela 1 - 16ª Cotação Mensal do Preço do Cordeiro - agosto. (ps: variação
comparando com os preços cotados no mês de julho de 2012).



*Fonte: Formulário de Cotação do FarmPoint, Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Emater/RS, Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa), Informativo Semanal do Preço do Cordeiro - UNICETEX/FZEA/USP, frigoríficos dos estados participantes, cooperativas, associações e produtores de ovinos. PS: cotação realizada na última semana de agosto de 2012 e primeira semana de setembro de 2012.

Comentários de destaque

Um produtor do Estado do Mato Grosso comentou que a oferta de animais está um pouco baixa devido o período de estiagem que assola o Centro-Oeste. "A expectativa é de melhorias a partir do mês de outubro".

Um informante cearense frisou que devido a seca, os produtores estão se desfazendo dos rebanhos e com isso, os preços estão de R$ 2,50 a R$ 3,50. "Mais uma vez a agricultura familiar desorganiza o mercado".

De acordo com a Emater/RS, o rebanho ovino gaúcho em geral continua perdendo peso corporal devido à reduzida oferta e à baixa qualidade das forrageiras, principalmente os animais mantidos exclusivamente em pastagens naturais. No entanto, os animais que estão em pastagem cultivada, especialmente nas áreas com pastagens anuais mais cultivadas no Estado, que são aveia e azevém, ou recebendo suplementação alimentar processadas, como fenos, rações ou concentrados, apresentam bom desenvolvimento corporal. Por outro lado, as condições sanitárias dos animais são muito boas, pois o inverno com pouca umidade dificultou a proliferação de parasitas e moléstias, porém, os produtores continuam mantendo o monitoramento e o controle das verminoses. Nesta época de final de inverno, o que preocupa os criadores são as reduzidas condições nutricionais das matrizes, principalmente as com cordeiro ao pé, pois sua limitada capacidade de aleitamento pode comprometer o desenvolvimento dos cordeiros. Esta é a época de manejo de parição e pós-parto, quando são realizadas as práticas de descole, vermifugação estratégica e vacinação contra clostridioses, assim como os cuidados com os cordeiros recém-nascidos. A temporada de parição dos cordeiros na região de Bagé e da Fronteira Oeste do Estado deverá estender-se até o final do mês de setembro. A comercialização de animais de carne neste período é muito pequena e os preços continuam estáveis.

Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

PAULO FERNANDO TEIXEIRA

Paranavaí - Paraná - Produção de ovinos de corte
postado em 17/09/2012

FANTASTICO DE MUITO VALOR ECONOMICO PARA NOVAS INVESTIDAS NO SETOR DA OVINO CULTURA..

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade