Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Especiais

PR: grande vitrine para as Carnes Ovina e Caprina no Mercado Municipal de Curitiba

postado em 27/07/2009

5 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

De 02 a 05 do mês de julho de 2009, foi realizada a semana das Carnes Ovina e Caprina na Cidade de Curitiba, tendo como palco o Mercado Municipal. Aproximadamente 20.000 pessoas passaram no mercado nestes dias e foi oportunizado pelas organizações dos produtores, uma apresentação impecável dos produtos, com cortes especiais e embalagens atrativas, demonstrando todo o potencial produtivo.

Concomitante foi promovida uma degustação das carnes, despertando aos que a desconheciam e aos tradicionais consumidores, uma seqüência de elogios, principalmente por ser a carne de animais precoces (100 a 130 dias) e produzidos dentro das técnicas mais modernas, observando inclusive a questão "bem estar animal", questão esta enfatizada junto aos consumidores.

Outros eventos paralelos programados para a semana, foram: a realização de um curso de 08:00 h sobre cortes nobres, voltado para proprietários de restaurantes e chefes de cozinhas, a maioria compradores da carne e um curso de 08:00 h para o mesmo público de oficinas gourmet, através do desenvolvimento de novos pratos. No próprio mercado, estão instalados os ambientes para estes treinamentos.

As parcerias foram fundamentais para a realização deste evento juntando-se a Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria Estado de Agricultura, EMATER, Organização dos Produtores e Clientes compradores das carnes.

Como resultado os consumidores que não conheciam as virtudes da carne de cordeiro passaram a aprecia-la. Iremos repetir esta ação com mais freqüência durante o ano, pois este é o caminho certo para a ampliação do consumo da carne de cordeiro, declara o extensionista do Instituto EMATER Cezar Amin Pasqualin um dos organizadores do evento.

Destaque para a participação da cooperativa Castrolanda de Castro, que produz o cordeiro Castrolanda ( sendo a governança da Cadeia Produtiva feito pelo Médico Veterinário Dr. Tarcísio Nicolau Bartmeyer ) empenhando-se muito na organização do evento e é a cooperativa responsável pelo abastecimento do produto para a região metropolitana (cada cooperativa de ovinocultores localizada em diferentes regiões do Estado, tem a denominada divisão ética de atuação comercial, sendo cada uma destas, responsáveis pelo abastecimento regional das carne ovina e caprina.

Alguns acordos comerciais foram fechados durante o evento e desta maneira a produção e o consumo se equilibram nesta gangorra entre a oferta e a demanda da carne ovina. O crescimento da produção é diretamente proporcional a demanda concreta dos produtos pelo mercado consumidor, afirma Pasqualin. Desta maneira a produção interna vai ocupando espaços até então dominada pela importação de carnes, com vantagens adicionais, de serem fornecidas aos consumidores na forma de carne resfriada e de sabor inigualável.











O texto é de Cezar Amin Pasqualin, Médico Veterinário do Instituto EMATER/PR e as fotos de Lucymara Correia, SMAB - Gerência de Projetos e Eventos.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Alan Burin Palu

Rio Branco - Acre - Produção de ovinos de corte
postado em 27/07/2009

E muito importante este evento pois atrai novos consumidores e deveria ser realizado em todos os estados mostrando o crescimento da ovinocultura nacional.

Francisco Garcia Barrinha

Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Produção de ovinos
postado em 27/07/2009

gostaria de receber algum material sobre esse curso ministrado principalmente referente aos cortes

Layrton Ferreira da Silva

Montes Claros - Minas Gerais - Pesquisa/Ensino
postado em 27/07/2009

Gostaria de me aprimorar em cortes de cordeiros! Existe alguma publicação a respeito, ou vocês têm alguma dica?

Layrton Ferreira

manoel fernandes neto

Antonina - Paraná - Produção de gado de corte
postado em 15/10/2009

PARABENS PELA INICIATIVA ,ACHEI MUITO INTERESSANTE ESSE TIPO DE EVENTO,PARA DIVULGAR A CARNE DE CORDEIRO, PARABENS!!!!

ricardo alex costalonga nicoli

Resplendor - Minas Gerais - Produtor Rural
postado em 27/06/2013

estou precisando aprender esse cortes q1ue foi ministrado no curso

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2022 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade