Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

2ª Ovino Fest de Avaré

postado em 18/11/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Durante a 8ª Fest Country, que acontece de 6 a 14 de dezembro no Parque de Exposições de Avaré, ocorre a 2ª Ovino Fest 2008, evento que tem apoio da Prefeitura da Estância Turística de Avaré através da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento (SMAA).

A exposição é organizada pelo Núcleo Sudoeste Paulista de Criadores de Ovinos (NSP), com sede em Avaré, e a grande novidade para este ano, segundo os organizadores, é a presença de várias raças de ovinos e caprinos na Exposição. De acordo com Renato Vilem, veterinário responsável técnico da feira, a exposição deste ano é ranqueada pela Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco), abrindo o Ranking "Cabanha do Ano 2009".

Vilem acredita que 500 animais de diversas as raças estejam em exposição e movimentem o tattersal de leilões, com a venda de lotes comerciais destinados à reprodução, terminação e abate. Para João Fidelis, secretário da Agricultura de Avaré, sendo ranqueada a Ovino Fest tende a crescer ainda mais, atraindo criadores de todo o País, movimentando a economia do agronegócio e colocando Avaré definitivamente no circuito das melhores exposições de ovinos do Estado de São Paulo. "A Prefeitura apóia o evento por entender a importância do desenvolvimento desta atividade na região", disse Fidelis.

Fernando Franco, gestor de agronegócio da Prefeitura, afirma que a Ovino Fest está se tornando uma grande vitrine de negócios, firmando o nome de Avaré como região produtora de ovinos e com grande potencial para a expansão do setor. "A exposição é uma oportunidade para que os produtores rurais conheçam as raças mais utilizadas nos criatórios da região e possam ver de perto as vantagens econômicas da criação de cordeiros e trocar experiências", avaliou Fernando.

Durante a exposição acontece a tradicional Queima do Cordeiro, evento que objetiva divulgar entre a população e consumidores a versatilidade da carne de cordeiro no preparo dos mais diferentes pratos. Segundo Garcia Rahmi, membro do Núcleo, a Queima do Cordeiro funciona também como uma grande confraternização entre os criadores e o público em geral. "A Queima do Cordeiro é um concurso culinário de receitas criativas e inusitadas utilizando-se a carne de cordeiro como prato principal. É uma forma de popularizar a carne de cordeiro entre os consumidores", explica Garcia.

Programação

A 2ª Ovino Fest terá exposição das raças Santa Inês, Hampshire Down, Texel, Dorper, White Dorper, Suffolk, Ile de France e outras, além da abertura do evento para as principais raças de caprinos. Haverá ainda leilões, julgamento das raças, exposição de insumos, equipamentos, medicamentos e palestras técnicas com especialistas. Entrada dos animais: 03/12; pesagem e admissão: 04/12; julgamento de classificação das raças (05 e 06/12); Leilão de Ovinos Grandes Negócios dia 06/12, sábado, a partir das 20h00, no Tattersal da Emapa e saída dos animais 07/12.

Mais informações e inscrições de criadores no Núcleo Sudoeste Paulista de Criadores de Ovinos pelo telefone: 8111-1965.

As informações são da Secretaria da Agricultura de Avaré.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade