Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

CE: exposição movimenta R$ 723 mil em negócio

postado em 09/12/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O hábito de consumo da carne de ovinos e caprinos cresce na região do Cariri, mas a produção desses animais para o abate não acompanha essa evolução. Com isso, o mercado regional é obrigado a importar animais de outros centros como o Estado do Pernambuco e a região cearense dos Inhamuns. Um dos objetivos do Berro Cariri, encerrado no domingo (7), é estimular a ovinocaprinocultura na região. O grupo organizador do evento destaca que a feira superou as expectativas. Foram 814 animais em exposição e R$ 723 mil em volume de negócios.

Esses animais se adaptam bem ao semi-árido nordestino. "Por conta desta adaptabilidade, rudeza, alta resistência e um bom aproveitamento da carne, pele, esterco, vísceras e ossos, os animais se tornaram uma espécie de característica regional", observa o presidente do grupo gestor que administra o Berro Cariri, Francisco Leitão Moura, com a experiência de um dos maiores criadores de caprinos do Ceará.

"A produção de ovinos e caprinos representa uma alternativa na oferta de carne, leite e derivados, favorecendo o aspecto alimentar, especialmente da população rural", disse o secretário de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, que visitou o evento, acrescentando que a produção de peles, de aceitação nacional e internacional, tem correspondido a cerca de 20% do valor atribuído ao animal abatido, constituindo receita para o criador e gerando divisas para o Estado.

O crescimento da exploração de pequenos ruminantes está transformando o cenário dos sistemas produtivos. "Daí o interesse da Secretaria no sentido de incentivar este setor da agropecuária regional", afirma o secretário estadual.

As informações são do jornal Diário do Nordeste, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade