Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

MT: Expopeq lança primeiro Concurso de Culinária de Cordeiro

postado em 13/04/2009

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Este ano na 5ª Exposição de Pequenos Animais do Estado de Mato Grosso (Expopeq), realizada no período de 02 a 05 de abril de 2009 no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá, entre as novidades apresentadas há uma que deixou muita gente com água na boca, foi lançado o primeiro Concurso de Culinária de Cordeiro, promovido pela Associação Mato-grossense de Criadores de Ovinos (Ovinomat), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) e produtores rurais ligados ao setor, exclusivamente com carnes de ovinos e caprinos.

Concorreram seis culinaristas com apresentação em pratos individuais aos jurados que puderam saborear e votar. As receitas foram de cordeiro ao molho de hortelã, de Maria das Graças Azevedo, caldeirada ao vinho tinto, de Paula Giovanna de Britto, cordeiro ao molho de coalhada, de Beatriz Imperial Mayolino, cordeiro a marroquino e cabrito à pantaneira, de Antonio Aroeira (Toninho Aroeira) e cordeiro a cedro rosa, de Rubens Ferreira Correa.

Após a degustação por parte dos jurados - Halil Dogan, natural da Turquia, país de grande tradição no consumo da carne de ovinos e caprinos; Neldo Egon, secretário de Desenvolvimento Rural; Paulo Bilégo, médico veterinário e superintendente de programas especiais da Seder e Osmário Daltro, secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo -, o público aguardava com expectativa o anúncio do grande vencedor. Mas, para surpresa de todos, houve empate entre os pratos cordeiro ao molho de coalhada e cabrito à pantaneira.

Para o superintendente do Senar/MT e presidente da Associação Mato-grossense de Criadores de Ovinos, (Ovinomat), Antônio Carlos Carvalho de Sousa, o preparo de novos pratos é uma ótima oportunidade para mostrar à população que a boa culinária com carnes de ovinos e caprinos pode se tornar ainda mais apreciada. "A idéia é que as pessoas possam conhecer a grande variedade de pratos preparados com essas carnes", afirmou o presidente.

Durante o evento o setor aproveitou a presença do secretário Neldo Egon para solicitar apoio do Estado à cadeia produtiva do setor. "Precisamos mesmo é da participação dos produtores, que devem assumir mais essa parte de fazer com que essa cadeia comece a girar. Precisamos perder essa cultura de criar ovinos e caprinos apenas para consumo, precisamos encarar a produção como atividade econômica, como já está sendo feito, fomentar o debate e ouvir o segmento e promover o desenvolvimento da ovinocaprinocultura em todo Estado", afirmou Neldo Egon.

De acordo com o secretário, a realização da 5ª Expopeq é exemplo de ações efetivas bem sucedidas. Depois que representantes da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura se organizaram e com a iniciativa do Governo por meio da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder/MT), foi aprovada a criação da Câmara Técnica da Ovinocaprinocultura na Resolução nº 032/2008 de 26 de novembro de 2008, referendada pelo Conselho de Desenvolvimento Agrícola -CDA. "A Câmara Técnica tem como objetivo discutir ações conjuntas com representantes do setor e fomentar a produção atingindo desde a criação até a comercialização dos produtos. A sanidade e nutrição animal, a qualidade da carne e dos produtos derivados (como o leite de cabra), oferecidos à população" completou o secretário que é presidente do Conselho de Desenvolvimento Agrícola - CDA.

As informações são da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Mato Grosso, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (1 estrelas)

Comentários

Francisco Teixeira Lucio

Porto Velho - Rondônia - Ovinos/Caprinos
postado em 07/04/2014

Gostaria de ser informado do dia a ser realizado a expopeq, em cuiaba. aguardo resposta.Lucio

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade