Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Raça Texel comemora 35 anos de Brasil na Expointer

postado em 30/08/2007

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Os criadores de ovinos da raça Texel comemoram este ano 35 anos da chegada dos primeiros animais no Brasil, trazidos da Holanda, país de origem da raça. Foram 18 fêmeas e 2 machos importados pelos criadores Halley Marques e Ligia Vargas Souto, em 1972. A partir daí, novas importações da França, Alemanha e Holanda foram contribuindo para o aprimoramento da raça que se encontra hoje no país.

Os motivos para comemorar não param por aí. A Associação Brasileira dos Criadores de Texel (Brastexel) completa, também este ano, 25 anos de sua fundação. Para celebrar esses dois importantes marcos na história da raça, a associação realizou um coquetel no último sábado, dia 25, durante a Expointer.


Foto 1. Diretoria da Brastexel na abertura do coquetel comemorativo de 25 anos da associação.

No coquetel, foram homenageados todos os ex-presidentes da Brastexel, bem como outras pessoas que contribuíram para esse trabalho. Alguns dos homenageados dividiram com os convidados suas experiências como membros da associação e fizeram suas considerações sobre o futuro da raça.


Foto 2. Luiz Fernando Nunes, atual presidente da Brastexel, homenageia Paulo Aguinsky, primeiro presidente da associação.

Ao final dos discursos, a Brastexel organizou um desfile para demonstrar peças de roupas feitas com a lã de animais da raça Texel, com o objetivo de evidenciar este subproduto da raça.


Foto 3. Julgamento da raça Texel na Expointer 2007.

A raça Texel foi a que teve maior representatividade na Expointer, contando com 364 animais inscritos. Três jurados participaram do julgamento, sendo um do Rio Grande do Sul, um do Paraná e um da Inglaterra.


Figura 4. Grupo de jurados da raça Texel.

Marina A. Camargo Danés, Equipe FarmPoint, com informações da Brastexel.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade