Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Leite & Mercado > Giro Lácteo

Fiscais agropecuários de todo País criam união nacional

postado em 01/11/2010

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O vice-presidente do Sindicato dos Fiscais Estaduais Agropecuários de MS (Sifems) Roberto Siqueira Bueno participou na última quinta-feira (28), em Maceió, de uma comissão provisória composta por fiscais agropecuários de todo o país para promover a criação da UNAFA - União Nacional dos Fiscais Agropecuários.

A entidade, que se propõe a destacar a importância deste profissional no contexto produtivo nacional, surge também com a missão de obter o devido reconhecimento da atividade, que ganha a cada dia mais relevância dentro dos padrões de exigência relativos à produção de alimentos. O vice-presidente do Sifems, Roberto Bueno cita que o sindicato sul-matogrossense foi o primeiro da categoria a ser criado no País.

Reunindo mais de 10 mil profissionais no Brasil, o serviço de fiscalização agropecuária tem como atribuições executar a defesa sanitária animal e vegetal; exercer a inspeção sanitária dos produtos de origem animal e vegetal; controlar a produção, comércio, uso, armazenamento, transporte e destino de embalagens e resíduos de agrotóxicos; proceder a classificação e padronização de produtos e subprodutos de origem animal; realizar levantamento e mapeamento de ocorrências sanitárias animais e vegetais; e fiscalizar o trânsito de animais e vegetais.

A reportagem é do Correio do Estado, adaptada pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Rafael Rose

Piracicaba - São Paulo - Consultoria/extensão rural
postado em 01/11/2010

Muito boa a iniciativa, estão de parabens. Eu como Zootecnista e aprovado no concurso da Agencia Goiana de Defesa Agropecuária (AGRODEFESA) e que por interesses principalmente politicos ainda não fui nomeado ( concurso homologado em, janeiro/10), assim como a maioria dos meus colegas Agronomos e Veterinários (somos mais de 600 aprovados e não chamados e as vagas estão sendo ocupadas por funcionários comissionados e terceirizados que não possuem formação para tal função) e espero que com essa iniciativa tenhamos mais força e poder para resolver essa situação e tornar o trabalho de fiscalização mais eficiente, organizado e que seja reconhecido o grande valor destes profissionais.

Paulo Sergio Ruffato Pereira

Rio Bonito - Rio de Janeiro - Instituições Governamentais - MAPA
postado em 02/11/2010

Parabens Roberto, Rafael e toda classe, pela iniciativa da UNIÃO na formação do Sindicato Nacional, desta forma poderão lutar(com mais força) contra a "ingerências e indicações políticas", e que o lado "tècnico e competência", sejam os principais indicadores, tanto na nomeação, quanto principalmente nas ações de Defesa Agropecuária.
Espero que possam estreitar os relacionamentos com o nosso Sindicato a ANFFASINDICAL e os respectivos Conselhos Regionais das classes profissionais envolvidas e outros segmentos afins.

Nilson Paulo Michel Missel

Cidreira - Rio Grande do Sul - Consultoria/extensão rural
postado em 02/11/2010

Sou Fiscal Federal Agropecuário aposentado. Minha preocupação prende-se ao fato da criação de mais uma entidade representativa da categoria. No RS temos o SINDAGRI- Sindicato dos Servidores do MAPA, mais ASEMARGS-Associação dos Servidores do MAPA, mais AFAMA- Associação dos Fiscais Federais do MAPA, mais Delegacia Sindical do Sindicato dos Fiscais Federais sediado em Brasília. Não seria mais conveniente agrupar todas estas entidades numa só, com maior número de associados e com mais representatividade do que pulverizar inúmeras entidades pelo Brasil afora? Att. Missel

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade