Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

BA: palestra sobre Scrapie e sanidade de caprinos e ovinos acontece em Salvador

postado em 26/09/2013

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba) realiza na próxima segunda-feira (30), no Parque de Exposições de Salvador, palestra sobre a Paraplexia Enzoótica dos Ovinos e Caprinos (Scrapie) e outras encefalopatias que atingem pequenos ruminantes.

Diante da identificação recente do primeiro caso da Scrapie na Bahia, o evento visa mostrar aos criadores as principais doenças neurológicas que atingem a ovinocaprinocultura, buscando, principalmente, a preservação da sanidade animal. O evento tem início às 19h e conta com a presença de criadores, médicos veterinários e estudantes.

A palestra será ministrada pelo coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), José Neder, que apresentará as orientações de identificação da Scrapie e as medidas necessárias caso os criadores suspeitem de algum foco da doença em suas propriedades. Ainda abordará o papel da defesa agropecuária para o desenvolvimento da atividade, bem como as estratégias e ações da defesa agropecuária.

A Scrapie é uma doença causada por um príon (proteína infectante) que ataca o sistema nervoso central dos caprinos e ovinos. No Brasil a doença foi registrada pela primeira vez em 1985, no Rio Grande do Sul e, até o momento, mais quatro estados constataram casos da doença: Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Os principais sintomas são: perda de apetite, falta de coordenação motora, prurido (coceira) e movimentos repetitivos. A Scrapie ataca o sistema nervoso central dos animais levando-os invariavelmente à morte.

As informações são do Seagri/BA, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
 

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade