Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

CE: Festberro mostrará avanços na ovinocaprinocultura

postado em 27/11/2013

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Será realizado, a partir de hoje (27) a Feira de Negócios de Ovinos e Caprinos da região de Inhamuns (Festberro). O evento objetiva promover o desenvolvimento sustentável da ovinocaprinocultura da região, a geração de negócios e discussão da viabilização de projetos alternativos adaptados às condições do semiárido, por meio de capacitações ministradas aos criadores de caprinos e ovinos e de mais participantes.

A criação de caprinos e ovinos está entre as principais atividades econômicas do município de Tauá, gerando emprego e renda para os pequenos, médios e grandes produtores da região. Na programação da feira, principais tendências do setor serão mostradas.

O evento é reconhecido como um dos maiores da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura cearense. A Festberro é, também, uma vitrine dos avanços do setor na região, além de ser uma oportunidade para que os produtores se reúnam e troquem experiências e informações. Consultorias, treinamentos e palestras voltadas para temas como estratégias de manejo de caprinos e ovinos e o aprimoramento desses rebanhos farão parte da programação técnica.

O evento, em sua 9ª edição, conta com uma programação rica e diversificada, com rodadas de negócios de ovinos e caprinos, feira de produtos e serviços, palestras e oficinas temáticas, torneio leiteiro, leilão e julgamento de animais com a participação de produtores locais e de várias regiões, principalmente da região da Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Maranhão, além da realização de apresentações culturais e shows musicais com atrações locais, regionais e nacionais.

“Serão vários eventos em um só”, disse a prefeita Patrícia Aguiar. “Nesse período, teremos a IX Feira de Negócios de Ovinos e Caprinos, II Feira da Agricultura Familiar, II EcoTauá – Feira de Boas Práticas Ecológicas, I Carneirode – Festival Gastronômico do Carneiro e do Bode de Tauá, Leilão Nacional Terra dos Inhamuns, julgamentos e premiações, palestras e oficinas de capacitação, vaquejada, além do V Festival Cultura da Terra dos Inhamuns, com dezenas de apresentações artístico-culturais, no Parque de Exposição”, afirmou a prefeita

Mesmo com a seca, que castiga os produtores por três anos seguidos, o evento – que volta após dois anos - promete reunir produtores da região dos Inhamuns e de várias regiões.

Parceria

“Apesar das dificuldades provocadas pela seca, os produtores de Tauá estão aprendendo a driblar as intempéries da natureza e produzir com qualidade”, disse a prefeita, acrescentando que os governos municipal e estadual estão incentivando os criadores a participarem do evento.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, quase todos os currais do Parque de Exposições já foram reservados pelos expositores. Dos 128 currais para ovinos e caprinos, 123 já foram reservados pelos produtores. Estarão expostos animais das seguintes raças: Santa Inês, Rabo largo, Bergamácia, Anglo-nubiano, Saanen, Savana e outros. “A feira será um sucesso e tudo indica que teremos que disponibilizar mais locais para expor os animais”, destaca o secretário de Agricultura, Luís Tomás.

Gastronomia


As receitas com base em carnes de ovinos e caprinos serão ponto alto na programação do evento. A gastronomia será forte na Feira, com o I Festival Gastronômico do Carneiro e do Bode de Tauá (I Carneirode), grande novidade desta edição. Acontecerá todas as noites no Parque de Exposições, de 18 às 22h.
Tauá tem uma ligação especial com a ovinocaprinocultura. Possui, atualmente, o maior rebanho do Estado e desenvolveu um produto gastronômico que tornou-se destaque e referência na região: a manta de carneiro de Tauá. Ela é considerada típica da cultura culinária do Ceará. A manta de carneiro de Tauá é produzida de forma artesanal, com conhecimentos repassados por familiares há gerações e contendo aspectos próprios da cultura local.

Pequeno produtor

Outro evento paralelo que merece destaque é a II Feira da Agricultura Familiar, que contará com a participação de pequenos produtores de Tauá e de toda a região dos Inhamuns. A Secretaria de Agricultura informa que o município está incentivando a participação dos agricultores, facilitando o transporte de animais e de produtos.
“Eles não irão pagar o transporte dos animais de suas fazendas para o Parque de Exposição e disponibilizamos um veterinário para ir nas propriedades inspecionar os animais”, informou o secretário Luis Tomás, explicando que, dessa forma, facilita a participação dos agricultores, que atualmente enfrentam dificuldades com a seca.

As informações são do Diário do Nordeste, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.  

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade