Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

Ceará: produção integrada na ovinocaprinocultura

postado em 09/04/2008

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Até sexta-feira (11) acontece no auditório central da Superintendência Federal da Agricultura do Estado do Ceará o Seminário de Produção Integrada de Caprinos e Ovinos. O objetivo é discutir o conceito de produção integrada, as diversas experiências implementadas na área e nivelar informações entre técnicos, produtores e empreendedores da cadeia produtiva.

A produção integrada emprega tecnologias baseadas nas Boas Práticas Agropecuárias (BPAs), que permitem o controle de todo o processo produtivo por meio do monitoramento dos procedimentos e da rastreabilidade em todas as etapas, desde a aquisição de insumos até a oferta do produto ao consumidor.

Tudo para obter alimentos seguros, livres de contaminação e com melhor qualidade, produzidos dentro dos princípios de responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

O coordenador do projeto piloto do Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi) de Ovinos e Caprinos, Selmo Fernandes, explicou que o Sapi é um programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que vem sendo empregado em diversas áreas como fruticultura, pecuária bovina e, mais recentemente, na pecuária de caprinos e ovinos.

O projeto piloto para ovinos e caprinos está em execução nos sertões dos Inhamuns, no Ceará, visando garantir o melhor funcionamento de todas as etapas da produção. Ou seja, melhorar a integração entre os elos da cadeia produtiva; organizar a estrutura operacional da unidade produtiva; os manejos zootécnico e alimentar, sanitário, de bem-estar dos animais e a gestão sócio-ambiental, utilizando-se de registros e normas padronizadas conforme os procedimentos das BPAs.

As informações são da Embrapa Caprinos.

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade