Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

Dia de campo aborda sistemas de terminação de cordeiros em pastagens no Cariri cearense

postado em 09/07/2010

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral/CE) realizará no dia 15 de julho um dia de campo para produtores rurais do Cariri cearense para levar conhecimentos sobre sistemas de terminação de cordeiros em pastagens cultivada e irrigada. A capacitação, promovida em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a empresa Belgo, será levada a produtores dos municípios de Campos Sales e Farias Brito, além de visitantes da Expocrato, que terão ônibus disponível saindo do Crato às 8 horas, até o Sítio São João, em Farias Brito (CE), onde acontecerá o evento.

"Nosso objetivo é mostrar a eles os principais cuidados em todas as etapas de implantação de um sistema de terminação em pastagem. Entre eles, o preparo do solo, a instalação da irrigação, a divisão dos animais em piquetes", destaca o médico veterinário Leandro Oliveira, analista da Embrapa Caprinos e Ovinos. Segundo ele, é importante levar aos produtores locais informações sobre as condições para implantação de sistemas de produção. "Muitas vezes eles têm informações sobre manejo, mas precisam ainda ter maior conhecimento a respeito dos sistemas, inclusive sobre riscos e dificuldades de implantação", afirma Leandro.

O dia de campo demonstrará também vantagens da utilização de telas campestres em cercas para piquetes. "Há o hábito de se utilizar cercas com arame farpado, o que agride o animal, com lesões para sua pele. O problema é que uma pele danificada perde a qualidade e tem seu valor comercial reduzido, com prejuízo para o produtor. Com a tela campestre, esse risco não acontece", explicou Leandro.

A capacitação terá início às 8h30, no Sítio São João, com participação de Leandro Oliveira e Fernando Henrique Albuquerque, coordenadores do projeto Cordeiro do Cariri, da Embrapa Caprinos e Ovinos; do engenheiro agrônomo Antônio Cutrim, doutorando em Zootecnia da UFC, que falará sobre os sistemas de terminação; de Alexandre Amorim, da empresa Belgo, que fará demonstração de instalação da cerca com tela campestre. O dia de campo acontece até as 13 horas.

O dia de campo em Farias Brito é ação do projeto Cordeiro do Cariri, da Embrapa Caprinos e Ovinos, que visa fortalecer a cadeia produtiva da ovinocultura de corte na região. Por meio da difusão de conhecimentos e tecnologias sobre produção, terminação e fabricação, o projeto colabora com pequenos e médios pecuaristas, para que eles gerem produtos adequados à demanda do mercado de carne de ovinos. As atividades do Cordeiro do Cariri são financiadas por Banco do Nordeste e CNPq, com participação de instituições públicas e privadas.

As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade