Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

ESALQ forma engenheiro agrônomo nº 10.000

postado em 21/01/2009

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Na próxima sexta-feira (23/1), as 18h30, acontecerá a Sessão Solene de Colação de Grau das turmas da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), graduadas em 2008. A cerimônia, que este ano integra a programação comemorativa dos 75 anos da Universidade de São Paulo (USP) será no gramado central da Escola e marca a formatura da 105ª Turma de Engenheiros Agrônomos, 34ª Turma de Engenheiros Florestais, 8ª Turma de bacharéis em Ciências Econômicas, 5ª Turma de bacharéis em Ciências dos Alimentos, 4ª Turma de bacharéis em Gestão Ambiental e 3ª Turma de bacharéis em Ciências Biológicas.

Os formandos terão como Paraninfo Roberto Cano de Arruda, diretor da Sociedade Rural Brasileira e engenheiro agrônomo formado pela ESALQ em 1963. O mestre de cerimônias será o professor Luiz Gustavo Nussio, do departamento de Zootecnia (LZT). O patrono de cada turma será, respectivamente, Christiano Ernesto Burmeister (Diretor Presidente da Iharabras S/A Indústrias Químicas), para a turma de Engenharia Agronômica; Antonio Sergio Alípio (Diretor Presidente da Veracel Celulose S/A), da turma de Engenharia Florestal; Ivan Wedekin (Diretor de commodities da BM&F-Bovespa), da turma de Ciências Econômicas; Miguel Graziano Russo (Vice-Presidente da Independência Alimentos Ltda.), da turma de Ciências dos Alimentos; Marcos Sawaya Jank (Presidente da UNICA - União das Indústrias de Cana-de-Açúcar), da turma de Gestão Ambiental; Siu MuiTsai (Professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA), da turma de Ciências Biológicas.

No dia 24, as comemorações dos formandos continuam. As 11h, ocorrerá no Salão Nobre da ESALQ a Cerimônia de Ação de Graças e as 12h, haverá no parque da Escola o plantio das árvores da Classe de 2008.

Engenheiro Agrônomo nº 10.000

No ano em que a USP completa 75 anos e a ESALQ completará 108, a cerimônia de formatura das turmas de 2008 marcará mais um importante fato histórico: a formação do engenheiro agrônomo nº 10.000, que será a aluna Susana Lin. Susana fala do significado dos anos passados na Escola. "Considero a ESALQ a minha segunda casa, pois conheci os meus amigos e aqui encontrei a base e os fundamentos para o meu crescimento e desenvolvimento profissional, o que possibilitará a abertura de muitas portas e oportunidades", enfatiza. Sobre a homenagem, a aluna que se identificou com as áreas de produção vegetal e agroindústria, só tem a agradecer. "Tenho muita honra de receber o prêmio de Engenheiro Agrônomo nº 10.000. Gostaria de agradecer tudo isso a Deus, meus pais, a ESALQ - principalmente aos professores e meu orientador professor Ernani Porto por ter se esforçado e dedicado o seu tempo durante a minha trajetória acadêmica, e por fim, o apoio dos meus queridos amigos".

Para o diretor da ESALQ, Antonio Roque Dechen, "o fato é marcante pois cumpre o papel central da Universidade que é a formação de profissionais que com seriedade e competência atuam no desenvolvimento da agricultura brasileira". Dechen reforça ainda o papel da Escola no cenário do agronegócio. "A atuação dos profissionais de agronomia é responsável pelo atual desempenho maçante do País no cenário agrícola internacional. O sucesso do agronegócio brasileiro tem a participação da ESALQ", ressalta.

Dupla diplomação em Engenharia Agronômica

A cerimônia deste ano marca também a consolidação do programa de dupla diplomação em engenharia agronômica, dentro do convênio de parceria entre Brasil e França. Por conta deste fato, estarão presentes professores franceses de três instituições daquele país, por conta da formatura da 1ª turma da dupla diplomação. São eles: professor Claude Barbichon (coordenador de Relações Internacionais da AgroParisTech/Paris); professora Marie Lummerzheim (coordenadora de Relações Internacionais da E.I. Purpan/Toulouse); professor Stéphane Brochier, diretor de Relações Internacionais da FESIA (Federação das Escolas Superiores de Engenharia em Agricultura) -ESA/Angers; professor Yannick Lautrou, especialista em zootecnia da ESA/Angers; professor Sébastien Couvreur, veterinário da ESA/Angers. Participaram do programa de dupla diplomação, até 2008, seis alunos brasileiros e três franceses.

As informações são da Esalq.

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade