Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

Experiências internacionais sobre uso da água na produção animal são apresentadas em simpósio

postado em 19/03/2014

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Nos dias 20 e 21 de março, em São Carlos (SP), acontece o III Simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos (SPARH). O evento ocorre na semana do Dia Mundial da Água, comemorado neste sábado (22). A data foi criada em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para fomentar as discussões sobre o tema.

Realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste, o objetivo do SPARH é debater a relação dos recursos hídricos na produção animal. O manejo hídrico adequado possibilita uma melhor gestão da água nas propriedades rurais e nas cadeias de produção. Além disso, propicia que a atividade agropecuária seja ambientalmente mais equilibrada e economicamente mais rentável.

Na abertura, quinta-feira (20), a partir das 9 horas, os participantes vão conhecer experiências nacionais e internacionais relacionadas ao manejo hídrico na produção. O pesquisador Julio Palhares, da Embrapa Pecuária Sudeste, apresenta a realidade brasileira. A palestrante Katrin Drasting, do Leibiniz-Institute for Agricultural Engineering, fala de manejo hídrico na Alemanha, e o pesquisador Francisco Salazar, do Instituto de Investigaciones Agropecuarias, aborda a experiência chilena.

Na segunda parte, à tarde, os temas discutidos envolvem qualidade da água e doenças que podem ser veiculadas aos animais expostos a recursos hídricos de má qualidade. A água influencia diretamente no desempenho e na saúde animal. “Para que as ameaças e os riscos sejam minimizados, a qualidade da água deve fazer parte da cultura produtiva. Quanto mais internalizada e exercitada essa cultura hídrica, maior o potencial da unidade de produção gerar produtos seguros”, explica Julio Palhares.

Na sexta-feira (21), o simpósio terá painéis sobre tratamento de resíduos animais e custo da água na produção animal. Ainda não é comum o produtor conhecer o custo da água. No entanto, um manejo hídrico adequado, além de otimizar o uso deste recurso nos sistemas, reduz os custos da produção animal.

A programação completa e mais informações sobre o evento podem ser obtidas em http://www.cppse.embrapa.br/III-sparh

 

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade