Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

IZ realiza oitavo curso de atualização sobre controle da verminose em ovinos e caprinos

postado em 16/07/2014

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Pelo oitavo ano seguido, o Instituto de Zootecnia organiza o “Curso sobre controle da verminose em pequenos ruminantes”. Este curso tem como objetivo atualizar os técnicos que estão no campo, professores universitários, alunos de pós-graduação e de graduação, bem como produtores rurais sobre o controle de endoparasitas em ovinos e caprinos. Os vermes dessas espécies, em especial o Haemonchus contortus, parasita do estômago verdadeiro dos ruminantes, causam grandes prejuízos, podendo matar cordeiros e animais adultos. Entretanto, devido ao fenômeno da resistência que os parasitas adquirem aos produtos químicos, o controle não pode ser baseado somente nos vermífugos adquiridos no comércio. O manejo dos animais e o controle seletivo vêm contribuir para este controle, pois, somente uma pequena parcela da população de ovinos ou caprinos em uma propriedade é quem adoece com a presença de vermes, se o rebanho for bem manejado.

Dentro do bom manejo está uma alimentação correta e bem equilibrada, na qual entram ingredientes proteicos e energéticos. O curso conta com a palestra do pesquisador do IZ Mauro Sartori Bueno, especialista em nutrição de ovinos e caprinos, que falará da importância da nutrição no controle da verminose, dando boas dicas de alimentos que podem ser utilizados pelo produtor rural e como usá-los em uma ração equilibrada no dia a dia da propriedade.

Haverá, ainda, duas convidadas que vêm de fora do Instituto: a médica veterinária e pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste, Simone Méo Niciura, que vai apresentar os resultados sobre seus estudos a respeito da genética dos principais parasitos de ovinos e caprinos e falar sobre esse fenômeno da resistência dos parasitas no Brasil e no mundo; a outra convidada é a pós-doutoranda Priscila Silva Oliveira, médica veterinária com doutorado na área de melhoramento animal, e cujo trabalho buscou encontrar marcadores genéticos para a resistência à verminose em ovinos da raça Santa Inês. As outras aulas serão ministradas pela médica veterinária e pesquisadora do IZ Cecília José Veríssimo, que trabalha com ovinos há 3 décadas, com ênfase em estudos sobre verminose. Ela falará sobre o ciclo de vida dos principais vermes, assim como alternativas de controle, que incluem o manejo, homeopatia, fitoterapia, inimigos naturais, entre outros.

O curso será realizado no dia 06 de agosto de 2014, iniciando às 9 horas. Na parte da tarde, após a palestra sobre seleção de ovinos resistentes à verminose, haverá aula prática, no campo, onde os participantes aprenderão a utilizar o cartão Famacha®, grande arma a ser utilizada no controle da verminose, além de poderem praticar a colheita das fezes para exame, observar a presença de diarreia e aprender a avaliar a condição corporal e a dentição dos animais, importantes aspectos a serem considerados no controle seletivo da verminose.

As vagas são limitadas! Maiores informações sobre a programação e inscrição, www.infobibos.com/verminose
 

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade