Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

Mapa estimula ações de conservação do solo

postado em 14/04/2010

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Boas práticas de recuperação e conservação do solo, preservação de nascentes e matas ciliares são ações que garantem a produção sustentável de alimentos. A necessidade de aprofundar os debates sobre o solo como fator de produção e de conscientizar a sociedade quanto ao seu uso e manejo levaram o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a estabelecer o Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado em 15 de abril, desde 1990.

Como parte das atividades, o Mapa promove o Simpósio sobre o Dia Nacional da Conservação do Solo, nesta quinta-feira (15), no auditório da sobreloja do Ministério da Agricultura, em Brasília. O evento, organizado pelo Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade (Depros), reúne pesquisadores, produtores rurais e técnicos para palestras, troca de informações sobre conservação do solo e adaptação dessas tecnologias à realidade brasileira.

Algumas ações e planos do Ministério da Agricultura oferecem aos produtores rurais apoio técnico e financeiro, com taxas diferenciadas. Um exemplo é a difusão de tecnologias e experiências práticas de recuperação e conservação do solo. O programa de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que consiste na rotação de pastagem com culturas como a prática de conservação do solo, proporciona mais qualidade, produtividade e diversificação da renda na propriedade.

O Programa de Estímulo à Produção Agropecuária Sustentável (Produsa) tem linhas de crédito diferenciadas para a ILPF, com limite de crédito de até R$ 400 mil por produtor, a juros de 5,75 a 6,75% ao ano, com prazos de cinco a 12 anos e carência de dois ou três anos. O sistema de Plantio Direto na Palha busca o desenvolvimento agropecuário, por meio de práticas conservacionistas que, há mais de 30 anos, respondem positivamente à preservação ambiental.

Serviço

Simpósio sobre o Dia Nacional da Conservação do Solo
Data: 15.4.2010 (quinta-feira)
Hora: das 8h30 às 12h30
Local: Auditório da sobreloja do edifício-sede do Ministério da Agricultura - Brasília/DF

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade