Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

MG: Festa da Cabra Leiteira acontece em Coronel Pacheco

postado em 19/05/2010

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

De 1 a 4 de julho acontece, em Coronel Pacheco (MG), a 8a Cabra Fest - A festa da cabra leiteira. O evento é promovido anualmente pela Embrapa Caprinos e Ovinos, Embrapa Gado de Leite, Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras da Zona da Mata - MG e Prefeitura Municipal de Coronel Pacheco.

Em 2003, a Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras da Zona da Mata - MG, Embrapa Gado de Leite e Núcleo Regional Sudeste da Embrapa para Caprinos e Ovinos reuniram-se para elaborar a primeira edição do evento. "Naquela oportunidade foi firmado um convênio de cooperação entre as partes para promover e divulgar a caprinocultura, com a exposição de animais e concurso leiteiro, de produtos caprinos, com o festival gastronômico e a atualização técnica de produtores e interessados com palestras sobre temas envolvidos no sistema de produção de caprinos no Workshop Produção de Caprinos na Região da Mata Atlântica", explica o pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos, Jeferson da Fonseca.

As primeiras edições da Cabra Fest, em 2003 e 2004, ocorreram na Sede Social da Associação dos Empregados da Embrapa Gado de Leite, no Campo Experimental em Coronel Pacheco (MG). A partir da terceira edição, em 2005, o evento tomou maior vulto com a participação da Prefeitura Municipal, sendo então realizado na praça central da cidade. Em 2008, a Associação dos Empregados profissionalizou o Festival Gastronômico, despertando interesse e aumentando o consumo da carne caprina. "Hoje, atributos da caprinocultura, gastronomia e conhecimento entrelaçam-se em um ambiente de muita hospitalidade e festa. A cada ano, a Cabra Fest ganha mais brilho e projeção nacional, cumprindo de maneira mais aperfeiçoada os seus objetivos originais", afirma Fonseca.

Programação científica

Paralelo à Cabra Fest acontece, dia 2 de julho, o VII Workshop Produção de Caprinos na Região da Mata Atlântica, no auditório da Embrapa Gado de Leite/Campo Experimental Coronel Pacheco (MG).

A programação constará de painéis abordando os seguintes assuntos: produção de caprinos e ovinos de leite; viabilidade e vulnerabilidade da produção do leite de cabra; a experiência da produção de caprinos na República de Cabo Verde; produção de leite e derivados de caprinos; caprinocultura na Mata Atlântica, com a topografia como fator na tomada de decisão e melhoramento genético de caprinos leiteiros no Brasil.

Serviço

VII Workshop Produção de Caprinos na Região da Mata Atlântica
Data: 2 de julho de 2010
Local: Auditório da Embrapa Gado de Leite/Campo Experimental Coronel Pacheco
Horário: 8 às 18 horas
Outras informações pelos telefones: (32) 3258.1112 - Prefeitura Municipal de Coronel Pacheco e (32) 3249.4900 - Embrapa Gado de Leite

As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Copyright © 2000 - 2022 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade