Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

MS: Zootecnia/UFGD vai realizar simpósio sobre produção de ovinos

postado em 13/05/2013

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (13) que o governo federal vai aumentar o limite de compras de alimentos da agricultura familiar. No programa semanal Café com a Presidenta, ela lembrou que, em 2003, quando começou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o governo comprava até R$ 2,5 mil de cada agricultor familiar por ano. Atualmente, o limite está em R$ 4, 8 mil e deve aumentar ainda mais a partir de junho.

A ExpoAgro é a principal feira agropecuária do Sul do Mato Grosso do Sul, movimentando milhões de reais e mobilizando milhares de pessoas, especialmente produtores rurais. A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está participando desse evento tão relevante para o setor produtivo da região e convida a todos os ovinocultores, e também pecuaristas e agricultores, a assistir as palestras do VI Simpósio de Ovinocultura.

No Simpósio haverá palestras de técnicos e produtores, abordando dados de toda cadeia produtiva de ovelhas. São sugestões de melhorias desde a pastagem, passando pela seleção genética dos animais, a capacitação de mão-de-obra para cuidar do rebanho, até os produtos e formas de comercialização que geram melhores lucros.

É uma oportunidade muito interessante para os produtores rurais que estão pensando em diversificar sua produção e investir em pecuária. Para os criadores de ovelha do Estado, o encontro é um evento único para troca de informações e melhoramento da produção.

Capacitação profissional

Na Universidade Federal da Grande Dourados, professores e acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação em Zootecnia criaram o Programa de Capacitação Profissional em ovinocultura. Os pesquisadores da UFGD detectaram que, apesar de a ovinocultura ser uma atividade de grande potencial produtivo, ela ainda não atinge um nível de produtividade e rentabilidade adequado em Mato Grosso do Sul, especialmente porque o sistema produtivo é baseado na informalidade.

Qualificar os produtores rurais e os profissionais da pecuária é fundamental para que a cadeia da ovinocultura se desenvolva e que no futuro haja indústrias locais para explorar melhor produtos como carne, lã, pele e leite de ovelha.

Data e local

O VI Simpósio de Ovinocultura será realizado na próxima terça feira, dia 14 de maio de 2013, a partir das 13h30 no auditório do sindicato rural no Parque de Exposições de Dourados.

As informações são da UFGD, adaptadas pela Equipe FarmPoint. 

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Copyright © 2000 - 2021 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade