Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

MT: Famato realiza dia de campo para ovinocultores

postado em 17/08/2012

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Por conta da crescente demanda pela carne ovina, a ovinocultura de corte está se tornando uma atividade cada vez mais atraente em Mato Grosso. Com o objetivo de alavancar esta cadeia no estado, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso, realiza o "Famato em Campo Ovino", no dia 24 de agosto. O Dia de Campo começará a partir das 8h, na Fazenda Herkapi, em Sorriso (418 quilômetros de Cuiabá).

Durante o evento, o público conhecerá o sistema produtivo e a tecnologia adotada na propriedade, onde são criados 2.500 animais das raças Santa Inês, Dorper, Lacaune, White Dorper e Texel. Entre os temas abordados nas palestras estão comercialização, integração de ovinos e fruticultura e o passo a passo para o sucesso na cadeia. Já as estações de trabalho mostrarão técnicas de manejo e nutrição animal. "Iremos apresentar aos participantes toda a cadeia de produção de ovinos, desde os procedimentos corretos para a criação (como alimentação, raça adequada para cruzamento), até o panorama geral da ovinocultura dentro de Mato Grosso e do Brasil, capacidade frigorífica, entre outros", explica o proprietário da fazenda e também diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Nelson Piccoli.

Segundo o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, o objetivo do evento é alavancar o desenvolvimento de cadeias produtivas com potencial, mas que ainda são consideradas pouco expressivas no estado. "Este é o nosso primeiro dia de campo com o foco na produção de ovinos. Mato Grosso hoje responde por 4% do rebanho nacional, que é de aproximadamente 18 milhões de cabeças, mas tem potencial para crescer muito mais. Vamos apresentar o exemplo bem-sucedido de uma propriedade rural que utiliza tecnologia e soluções alternativas para produzir com qualidade e sustentabilidade, mostrando aos participantes que é possível desenvolver a cadeia da ovinocultura no estado com a garantia de rentabilidade", informa o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.

Vale destacar que o "Famato em Campo Ovino" é gratuito e destinado aos produtores rurais, pesquisadores, técnicos, acadêmicos, empresários, lideranças do agronegócio e jornalistas.

Confira a programação completa do evento:

7h30 - Credenciamento/Café da Manhã;

8h30 - Abertura;

9h -Palestras Magnas:

-Ovinocultura: passo a passo para o sucesso - Camila Raynieri, mestre em Zootecnia e especialista em ovinos;
-Panorama da ovinocultura em Mato Grosso - Paulo de Tarso, zootecnista, coordenador estadual da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura de Mato Grosso;
-Mercado de ovinos em Mato Grosso - Cristiane Rabaioli, diretora executiva da Estância Celeiro;
-Integração ovinos e fruticultura - Daniel Robson da Silva, presidente da Coopernova.

10h30 - Estações:

-Confinamento com grão inteiro e pastejo rotacionado;
-Comercialização;
-Passo a passo para o sucesso;
-Integração Lavoura-Pecuária, manejo sanitário e silagem.

13h - Almoço

As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural de Sorriso e também pelo telefone (66) 3544-4205 ou e-mail sindsorriso@famato.org.br

As informações são da Ascom Famato, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade