Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

Novo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação na Indústria Animal é divulgado pela USP

postado em 08/04/2013

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

DIVULGAÇÃO SOBRE O NOVO MESTRADO PROFISSIONAL DA FZEA/USP

1. JUSTIFICATIVA DO PROGRAMA:

Os sistemas agroindustriais de produtos de origem animal, que congregam a cadeia do agronegócio brasileiro, desde a década de 1980, passou por profundas transformações relacionadas com a tecnologia e a escala das empresas agropecuárias, com nítida reorganização do segmento agroindustrial, inclusive com arranjos específicos exitosos, dependendo das características da área geográfica a ser considerada e da atividade em questão.

O segmento de produtos de origem animal no Brasil já é o responsável pelo maior número de empregos no agronegócio de nosso país e movimentou em 2009 cerca de R$ 190 bilhões, somadas as principais commodities (carnes bovina, suína e de aves, pescado, leite e derivados). Os ganhos de eficiência nessa cadeia de produção foram obtidos por meio da introdução de melhorias na tecnologia e na gestão das empresas que a compõem.

2. OBJETIVOS E CONCEITO:

De um modo específico, este novo Programa,na modalidade de MESTRADO PROFISSIONAL, tem por objetivo a formação de recursos humanos qualificados para contribuir com o desenvolvimento sócio-ecônomico, científico-tecnológico e cultural do país, atuando para formar e capacitar profissionais qualificados para: a) a prática profissional avançada e transformadora de procedimentos na Indústria Animal, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho nesta área; b) transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local focadas no agronegócio; c) promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados; e, finalmente d) contribuir na agregação de competitividade e aumentar a produtividade em empresas ou, organizações públicas e privadas.

Este novo Programa de Mestrado Profissional,será oferecido no formato stricto sensu, gratuito e voltado para profissionais que estejam ligados a organizações públicas e privadas principalmente no setor do agronegócio brasileiro. Tem como principal diferenciação dos demais Programas de Pós-Graduação, chamados de acadêmicos, a realização de aulas presenciais concentradas em períodos que permitam a continuidade da atuação profissional de seus estudantes e a forma da dissertação que pode migrar para diferentes formatos, tais como, dissertação, revisão sistemática e aprofundada da literatura, artigo, patente, registros de propriedade intelectual, projetos técnicos, planos de negócios com caráter inovador, publicações tecnológicas, desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e de produtos, processos e técnicas, projeto de aplicação ou adequação tecnológica, entre outros de acordo com a natureza do projeto de pesquisa apresentado pelo candidato. O objetivo é aproximar o aprendizado do estudante com a natureza de trabalho que ele já desenvolve dentro de sua organização.

3. PÚBLICO-ALVO:

A proposta de criação de um novo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação na Indústria Animal, no âmbito do Mestrado Profissional, foi motivada pela recorrente inserção de profissionais de diferentes profissões, da área de administração ou não, para atuarem como gestores em diversos elos da cadeia produtiva ligada ao agronegócio nacional. Muitos desses egressos, por terem origem de formação tecnicista (Zootecnistas, Engenheiros de Alimentos e de Biossistemas, Médicos Veterinários, Agrônomos, Biólogos, entre outros) demandam por complementação de conhecimentos na área de gestão para uma melhor atuação como dirigentes de organizações ligadas ao agronegócio, forte nicho de mercado de trabalho para todas as profissões atualmente. 

4. ÁREA DO PROGRAMA E LINHAS DE ATUAÇÃO CIENTÍFICO/TECNOLÓGICA: 

Desta forma, o Programa conta com uma área de concentração em GESTÃO E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA ANIMAL, inexistente nos Programas de Pós-Graduação da FZEA/USP, com duas linhas de atuação científico/tecnológica, a saber: a) GESTÃONA INDÚSTRIA ANIMAL, que enfoca aspectos de desenvolvimento de recursos humanos com formação tecnicista, mas que necessitam desenvolver visão sistêmica com forte viés negocial e empreendedor, para dedicarem-se à administração, marketing, gestão da qualidade e distribuição de produtos da cadeia produtiva formada por empresas da indústria animal; e, b) INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA ANIMAL, que enfoca aspectos de desenvolvimento de soluções de natureza tecnológica, de processos e de produtos, abrangendo várias especializações com foco nos diversos elos da mesma cadeia de negócios. O Programa oferece ensino de alto nível nas seguintes áreas: economia agroindustrial, gestão e empreendedorismo no agronegócio; tecnologia e inovação no agronegócio, distribuídas dentro de sua área de concentração proposta.

5. DURAÇÃO E TÍTULO:

A permanência do aluno no Programa, compreendendo a apresentação do trabalho de conclusão do curso, não poderá ter menos de doze (12) meses nem exceder trinta e seis (36) meses. O aluno que cumprir todas as exigências do Programa receberá o título de Mestre em Administração na área de concentração de Gestão e Inovação na Indústria Animal. É preciso salientar que Programas de Mestrado Profissional, assim como os acadêmicos, permitem a candidatura do egresso em futuros Programas de Doutorado acadêmicos.

6. DIFERENCIAIS DO PROGRAMA:

Concorrem para o sucesso da atual proposta, as capacidades físicas e de pesquisa integrada em áreas afins dentro do Campus da USP em Pirassununga/SP. Este oferece condições ideais para a pesquisa integrada na cadeia de produtos de origem animal.Além disso, a criação de um novo Programa de Pós-Graduação no Mestrado Profissional busca um caráter inovador que se sustenta em cinco pontos principais, a saber:

A) Conta com um grupo de professores-pesquisadores com experiência acadêmica e profissional originados em algumas unidades da USP com visões diferentes e complementares, fato este fundamental para promover ciência e tecnologia atualmente, já que a grande maioria das linhas de pesquisa é multidisciplinar e, no caso do Mestrado Profissional, com visão complementar voltada para resultados imediatos na cadeia produtiva; 

B) Possibilidade de interação com linhas de pesquisa que enfoquem inovação tecnológica e que estejam inseridas nas diversas áreas de trabalho dos
demais Programas de Pós-Graduação já existentes;

C) A existência local de laboratório de gestão e empreendedorismo com estrutura de Incubadora de Empresas de Base Tecnológica dentro do agronegócio, potencializando os resultados na tentativa de transformar ciência em negócios;

D) A maioria dos Docentes Permanentes do Programa em questão colabora em atividades administrativas e extensão universitária em conjunto com os pesquisadores e profissionais de outras Instituições, nacionais e internacionais;

E) O Programa conta com a presença de alguns Colaboradores que atuam diretamente na cadeia produtiva do agronegócio nos âmbitos nacional e internacional, agregando troca de experiências relevantes na capacitação dos estudantes.

Maiores detalhes sobre essa oportunidade podem ser buscados no sitewww.usp.br/fzeaem Pós-Graduação, Programa em Gestão e Inovação na Indústria Animal. A primeira inscrição de estudantes para o Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Inovação na Indústria Animal ocorrerá de 13 a 24 de maio de 2013. Dúvidas podem ser tiradas no Fale Conosco na mesma área do site
ou diretamente junto a Secretaria de Pós-Graduação da FZEA/USP – Campus de Pirassununga, no tel. (19) 3565-4211. 

As informações são da Comissão Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Inovação na Indústria Animal (CCPGIIA) FZEA/USP .

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade