Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

PECNordeste - Evento terá palestras sobre produção de carne ovina e leite caprino, de volumosos e controle de verminose

postado em 05/05/2014

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Produtores de caprinos e ovinos da região Nordeste estarão reunidos em Fortaleza, de 6 a 8 de maio, para participar de palestras e oficinas que irão acontecer durante o PECNordeste. Pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos irão ministrar palestras sobre desafios e oportunidades para o leite de cabra e a carne ovina no Brasil, produção de volumosos em área de sequeiro, controle de verminose, além de uma oficina sobre ordenha manual para caprinos leiteiros.

Durante o evento, também será apresentado o livro “La producción de ruminantes menores em las zonas áridas de Latinoamerica”, editado pelo engenheiro agrônomo Luis Iñiguez Rojas, pesquisador do Centro Internacional para Pesquisa Agrícola em Áreas Secas (Icarda). A obra foi lançada em novembro de 2013, durante o Congresso Nordestino de Produção Animal, em comemoração aos 40 anos da Embrapa. Dividido em sete seções, aborda a produção de ruminantes nas zonas áridas da America Latina; o contexto da produção: vegetação nativa, tipos de sistemas de produção e mercados; experiências com pesquisa participativa e sinergia com projetos de desenvolvimento; fortalecimento da base forrageira: manejo de pasto nativo, plantas forrageiras convencionais e não convencionais; sistemas de alimentação e estratégias nutricionais; experiências em melhoramento genético animal e marco institucional e ações de desenvolvimento.

Palestras e oficina

No segundo dia do evento (7 de maio), a pesquisadora Nívea Felisberto apresentará aos participantes os desafios e potencialidades do leite de cabra no Brasil. Em seguida, o tema em questão será a qualidade da carne ovina. A palestra será ministrada pela pesquisadora Lisiane de Lima e abordará os desafios e as perspectivas da ovinocultura no estado e no país, com enfoque no mercado atual, aspectos relacionados aos sistemas de produção para ofertar carne ovina em quantidade e qualidade, garantindo a sustentabilidade econômica e, consequentemente, viabilizando a permanência do produtor no meio rural. A última palestra do dia será sobre culturas anuais para produção de volumosos em área de sequeiro, ministrada pelos pesquisadores Henrique Antunes e Fernando Guedes.

Ainda no dia 7, a pesquisadora Viviane de Souza vai ministrar oficina sobre o uso do Kit Embrapa de Ordenha Manual para caprinos leiteiros, cujo objetivo é possibilitar uma ordenha de leite caprino com redução de contaminação por bactérias ou resíduos químicos, que proporcionem melhor qualidade para o produto e seus derivados (queijos, iogurtes, doces, entre outros). O treinamento envolve noções da higiene necessária ao processo de ordenha. No último dia do PECNordeste, o pesquisador Marcel Teixeira falará aos participantes sobre controle de verminose.

As expectativas em relação ao evento são boas. Para a pesquisadora Lisiane, eventos como o PECNordeste “podem trazer novos conhecimentos e troca de experiências a respeito da atividade; incentivar a organização dos ovinocultores e trazer motivação e novas idéias para o desenvolvimento da cadeia produtiva de pequenos ruminantes”.

Serviço

PECNORDESTE 2014 – Tema – Pecuária: Segurança alimentar animal
6 a 8 de maio de 2014
Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste
Fortaleza – CE
Informações: www.pecnordestefaec.org.br
 

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Copyright © 2000 - 2021 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade