Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

RS: na Expointer, concurso de artesanato em lã premia artesãos gaúchos

postado em 26/08/2013

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer 2013, recebeu, na tarde deste domingo (25), a décima edição do Concurso Estadual de Artesanato em Lã e Peles Ovinas. Concorreram 74 peças, produzidas por 43 artesãos de todo o Estado, em quatro categorias (Artesanal, Industrial, Composta e Artesanato em Pele), subdivididas em fiação, tecelagem, técnicas mistas, pele, pelego e outras técnicas.

A novidade deste ano é a participação de municípios que não têm tradição na produção de lã, como alguns da região Metropolitana e do Vale do Taquari. “Cada região tem a sua característica. Mas ao longo desses dez anos observamos uma mudança no tipo de produção. No início eram produzidas mais peças em tecelagem e, agora, está crescendo muito os trabalhos em feltro e crochê”, avalia o coordenador do Concurso e do Salão Gaúcho de Artesanato em Lã, Eduardo Amato.

O mercado para o artesanato em lã vem crescendo, e as peças estão sendo mais valorizadas pelos consumidores, mas estes buscam a qualificação de um produto até pouco tempo taxado de rústico. Amato revela que, hoje, é mais fácil comercializar as peças devido à qualidade. “O legado que temos desde a criação do Concurso e do Salão é sem dúvida o aprimoramento do artesanato em lã, muito diferente do que era há 10 anos. E o artesão está preocupado com a qualidade do produto que está oferecendo.”

O trabalho da Emater/RS-Ascar visa incentivar o desenvolvimento da ovinocultura, a organização dos produtores, a profissionalização do artesanato e a agregação de valor à produção de lã. “A ovinocultura é uma importante fonte geradora de renda nas propriedades da agricultura e da pecuária familiar”, ressalta a extensionista de Bem-Estar Social, Ivanir Argenta.

Algumas das peças vencedoras do concurso podem ser vistas no Salão do Artesanato Gaúcho, até o próximo domingo (01/09). O espaço fica localizado na quadra 30 do Parque Assis Brasil, em Esteio, em frente ao Caminhos da Integração. O concurso foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos e Juntos para Competir.

As informações são da Emater/RS, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
 

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade