Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Novidades AgriPoint

As Escolhas do Tempo - como priorizar tarefas

postado em 20/10/2006

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Um conceito muito simples, mas não simplista, diz que tudo que você faz na sua vida sofre uma escolha. Todas as suas decisões são fruto de uma escolha consciente ou inconsciente.

Quando você decide ficar trabalhando até mais tarde ao invés de ir para casa, você está priorizando seu trabalho. Quando você decide ir para a praia ao invés de ir para o campo, você fez uma escolha. Quando você vai falar no MSN ao invés de fazer a tarefa importante, você fez uma escolha. Quando você decidiu ler esse e-mail, seu cérebro processou a escolha.

Quando você diz que não tem tempo, você escolheu não ter tempo! Óbvio ou Cruel? Tanto faz, mas essa é a mais absoluta verdade. Logo gerenciar tempo é uma questão puramente de escolhas.

Você pode escolher ter mais tempo, sabendo decidir que atividades executar, que atividades recusar, que atividades delegar.

E mesmo quando você acha que não está tomando decisão nenhuma, você está escolhendo entregar a decisão na mão das circunstâncias. Algo como "deixa a vida me levar". Só não vale reclamar depois e dizer que você não queria isso.

Você pode escolher ter mais vida, se optar por fazer coisas importantes para você, aproveitar seus relacionamentos, fazer esporte, se dedicar a você.

Pense no dia de hoje. Faça uma lista de tudo que você tem a fazer. Pense em quanto tempo levará cada atividade, some esse tempo. Quantas horas resultaram? O ideal é que não ultrapasse 6 horas (para sobrar tempo para urgências ou eventuais circunstâncias). Quando ensino essa técnica simples às pessoas, é comum aparecerem dias com 8, 9, já vi até com 14 horas.

Se esse é seu caso, faça as seguintes perguntas pra você mesmo:

.: Eu quero trabalhar 12 horas hoje?
.: O que eu posso não fazer?
.: O que posso adiar?
.: O que eu posso fazer de forma mais eficaz?
.: O que eu posso delegar?
.: O que eu posso dizer Não?
.: O que eu posso fazer de importante para mim hoje?

Priorize os itens que ficaram por uma ordem numérica (1,2,3,4,...) e execute suas atividades do dia nessa ordem! Não acredite em mim! Teste!

Se você fizer essa priorização, você acabou de escolher ter um dia mais produtivo! Se você não tem tempo, a causa é provavelmente, a falta de escolhas corretas na sua vida.

Escolha ser feliz, escolha sair do seu relacionamento que não terá futuro. Escolha arriscar mais. Escolha se organizar. Escolha ter mais tempo. Escolha fazer a diferença para você e para o mundo. Escolha VIVER!

Acabe com o mal da indecisão na sua vida, traga a escolha.

Faltam pouco mais de 2 meses para 2007. O que você vai ESCOLHER fazer pela sua vida até lá?

Boas Escolhas!
__________________________

Artigo escrito por Christian Barbosa, instrutor do curso online Gestão do Tempo - execução e resultados que está com as inscrições abertas. Cristian é um dos maiores especialistas em produtividade pessoal e empresarial do País.

Sua metodologia e teorias sobre produtividade ganharam grande destaque e importância nacional e internacional devido inovações e soluções diferenciadas.

Master Practtioner em Programação Neurolinguística, é facilitador do programa de empreendedores do Sebrae/Onu - Empretec e facilitador da FranklinCovey Brasil.

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade