Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Novidades AgriPoint

Cana e napier no mesmo silo e problemas climáticos no momento do ensilo

postado em 11/09/2006

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Parte do conteúdo do fórum de debates da última edição do curso de Produção Econômica de Silagem

Posso ensilar cana e napier juntos?

Você pode, mas não deve, pois o resultado nem sempre é o melhor. Geralmente, o resultado é melhor quando são ensiladas em separado, pois forrageiras diferentes têm diferentes períodos de maturação.

Nem sempre estão no melhor teor de matéria seca pra serem ensiladas. Além de possuirem ritmo de fermentação diferentes, devido as variações de carboidratos, entre outros. O que ocorre na prática que o material em condição desfavorável no momento do ensilo piora a qualidade da silagem do outro.


Quais problemas os fatores climáticos podem desencadear em dias de colheita e ensilo e como resolvê-los, como:

- dias muito ensolarados;
- dias com garoa;
- dias muito frios e com baixa umidade.


As interferências poderão ser as seguintes:

1) dias muito ensolarados: acelerar a maturação da forrageira (maior teor de matéria seca);
2) dias com garoa: aumentar a compactação do solo, aumentar o índice de embuchamento da colhedora e aumentar o teor de umidade do silo. Este último quando excessivo pode ser danoso ao bom andamento da fermentação.
3) dias muito frios não afetam de maneira efetiva, mas dias com baixa umidade aceleram a maturação da forrageira, reduzindo a janela de corte, como no caso do item 1 acima.

Estar atento a previsão do tempo é primordial para se fazer um bom planejamento da colheita. Por isso também dizemos que é a colhedora que dita o ritmo da ensilagem, quanto mais rápido for o corte e picagem maior o percentual de plantas colhidas dentro do ponto ótimo de ensilo.


A Formação Continuada AgriPoint disponibilizou por duas vezes o curso online Produção Econômica de Silagem, levando para quase 150 o número de alunos treinados. No dia 09 de setembro deste ano iniciará a terceira versão do tema, no momento estratégico para quem precisa planejar a produção de silagem.

Essas duas perguntas práticas que foram debatidas no fórum de debates. O material disponibilizado do curso é muito mais completo e, realizando sua inscrição, você terá acesso ao conteúdo formado por 5 módulos com aulas, textos e exercícios (que podem ser salvos em formato de apostila), além do fórum de debates e da conferência online para tirar suas dúvidas.

Veja a programação completa e inscreva-se, clicando aqui.

_________________
Perguntas respondidas pelo agrônomo Rodrigo Paniago, instrutor do curso Produção Econômica de Silagem e consultor da Boviplan Assessoria Agropecuária.


Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (2 estrelas)

Copyright © 2000 - 2021 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade