Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Novidades AgriPoint

Casca de café e caroço de algodão na alimentação de ruminantes

postado em 07/11/2006

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 


Nas regiões produtoras de café do Estado de São Paulo, os produtores utilizam a casca de café como adubo, pois é rica em Potássio. Nestas regiões há sobra deste subproduto. Mas em nutrição animal, como poderíamos utilizá-la? Qual é sua composição?


"A casca de café é um resíduo bastante fibroso (60% FDN), com baixos teores de energia e proteína (45% NDT e 8% PB). Pode ser usado em substituição ao rolão de milho como suplemento energético, mas a viabilidade de sua inclusão depende da relação de preços dos alimentos.

Há alguns trabalhos de pesquisa realizados com a casca de café em dietas de ruminantes, mas ainda não há resultados conclusivos que permitam fazer recomendações precisas. Trocando em miúdos, é um subproduto de valor nutricional relativamente baixo, mas cuja utilização pode ser viável se o seu preço for competitivo."


Gostaria de informações a respeito da utilização de caroço de algodão para engorda de novilhas. Qual quantidade fornecida, ganho de peso e forma de oferecimento?


"Você pode fornecer até 0,5% do PV, misturado ao concentrado. O ganho de peso vai depender da dieta, mas novilhas bem alimentadas e bem manejadas podem ter ganhos acima de 1 kg ao dia.

No módulo 3 do curso vamos falar especificamente sobre subprodutos do algodão, OK?"


E em relação ao oferecimento do caroço somente, no cocho? Também é interessante?


"Nesse caso você pode ter um ganho, mas não vai ter uma dieta corretamente balanceada. O certo é formular um concentrado adequado às características do seu rebanho, que complemente o que o pasto já fornece."

________________________________
Estas são algumas perguntas em debate no fórum do curso online Subprodutos para ruminantes - estratégias para reduzir o custo da alimentação, respondidas pelo instrutor do curso Dr. Alexandre Mendonça Pedroso, agrônomo e consultor em alimentação de propriedades leiteiras.

Neste curso, serão abordados 7 subprodutos: polpa cítrica, farelo de glúten de milho, subprodutos do algodão, resíduo de cervejaria, subprodutos da mandioca, farelo de trigo e casca de soje.

Além disso, será destacado o porquê de se utilizar subprodutos e como utilizá-los com eficiência para reduzir o custo da dieta, sem comprometer o desempenho animal.


.: Você ainda pode se inscrever, clicando aqui.
.: Para saber mais sobre a programação, clique aqui.

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Copyright © 2000 - 2022 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade