Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Parceiros > Novidades

RS: 4º Remate Texel Geribá e Ciclo de Palestras em Ovinos de Corte

postado em 25/11/2011

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Importante

Esta seção é reservada aos nossos anunciantes.
As informações veiculadas nesta seção são de caráter comercial e não necessariamente representam o pensamento do conselho editorial do site.

 

Prezados amigos!

A Cabanha Geribá completa em 2011 18 anos de trabalho e dedicação pela raça Texel. Desde 1993 selecionando Texel criteriosamente cumprimos todas as etapas da evolução, chegando ao PO com animais oriúndos do rebanho Geribá. Buscando aprimorar esta seleção genética, a Geribá participou da importação de sêmen do Reino Unido (Escócia) buscando principalmente características de pureza racial conformação de carcaça.

Procuramos sempre uma ovinocultura sustentável e em harmonia com a natureza, respeitando a flora e fauna nativa da região.

Confira a entrevista realizada com Maximiliano de Carvalho Neves da Fontoura, proprietário da Cabanha Geribá

1. O momento é adequado para o produtor investir em ovinos? Por quê?

O momento é excelente, a carne ovina está muito valorizada e a demanda cresce a cada dia; nos próximos anos a produção de cordeiros não atenderá o crescimento da procura portanto esta valorização é estável a médio prazo; ainda o rebanho uruguaio, que normalmente abasteçe o nosso mercado, sofreu uma drástica redução e não há indicadores de aumento na criação dos hermanos.

2. Por que o produtor deve optar investir nos animais da raça Texel?

A raça Texel é especializada na produção de carne; possui alto rendimento de abate, excelente conformação de carcaça com muito boa relação carne x osso x gordura, produz uma carne com pouca gordura e qualidades de maciez e sabor inigualáveis. São animais muito rústicos, podem ser muito bem criados em campo nativo. As ovelhas são ótimas mães, férteis, prolificas (partos gêmelares) produzem muito leite e cuidam muito bem das crias; os cordeiros são precoces, estão prontos para o abate com 15 a 20 kg de carcaça já na desmama com 3 a 4 meses de idade.

3. Qual o diferencial do Texel produzido pela Cabanha Geribá?

A Geribá seleciona Texel desde 1993, já se passaram mais de 10 gerações com animais produzidos na cabanha até chegar no PO (puro de origem) com genética fechada G. Nestes 18 anos conquistamos mais de 160 premiações em exposições como:

- Expointer: (2) Grandes Campeonatos, (6) Reservados, (10) 3° e 4° melhor;

- Nacional do Texel: (4) Grandes Campeonatos, (3) Reservados, Grande Campeão Progênie de pai ( c/ filhos de A.R. 59, carneiro que viveu 11 anos padreando na Geribá)

- Mercotexel, Fenovinos, Feapec entre outras.

Além da pureza racial sempre nos preocupamos com as características produtivas como fertilidade, rusticidade, precocidade e produção de carne. A seleção é feita a partir de critérios objetivos, em um rebanho de 200 ventres PO e RGB PII e PIII, apenas 20% dos machos nascidos no plantel são selecionados como reprodutores, o restante vai para o abate. O rebanho é totalmente criado a campo e somente os animais que irão participar de exposições são racionados.

4. Quais os destaques dentre os animais selecionados para o remate?

Toda a oferta é selecionada, portanto do início ao fim serão ofertados animais de genética superior; cabe destacar o Trio Grande Campeão de Machos PO da 61° Feapec, Geribá 239, 240 e 258 uma deferência espacial da Geribá para os seus clientes e o Bi-Grande Campeão PO da Feapec e 3° melhor carneiro de Esteio: Real TE A201 numa participação especial do criatório convidado Fazenda Lermen. Temos ainda a oferta de 12 Borregos SO rústicos, para a produção de cordeiros de abate e dois borregos Black Texel (pretos).

5. Quantos animais estão sendo preparados para entrar em pista?

São 80 reprodutores machos e fêmeas; 50 da Geribá e 30 dos convidados, Faz. Lermen, Parceria SJ, Pittbull, Cab. Esther e Cab. Costa da Serra. Animais para todos os gostos e objetivos, desde carneiros para a produção de cordeiros, até reprodutores e matrizes de cabanha.

6. Qual a tua expectativa para este remate?

A espectativa é manter a liquidez dos anos anteriores e vender toda a oferta.

7. Quais as condições de pagamento?

Condições totalmente facilitadas, 24 parcelas sem juros e sem correção, plano safra e 10% de desconto para o pagamento a vista; ainda o financiamento Banrisul Pró-ovino.

8. Por que promover um ciclo de palestras?

A criação de ovinos requer cuidados especiais, a ovelha não é uma vaca pequena; a difusão da tecnologia de criação é importante para toda a cadeia produtiva. Acreditamos que não basta somente vender animais, mas sim compartilhar conhecimentos de criação para que o cliente tenha sucesso também.

9. Todas as palestras são importantes, mas poderíamos destacar uma delas. Qual? Por quê?

Podemos destacar as duas palestras que tratam da terminação de cordeiros; tudo na ovinocultura acontece em torno dos animais de terminação/abate que são os produtores de carne; potencializar esta oferta de produto é o grande desafio da cadeia produtiva de ovinos.

10. Quem será o leiloeiro?

O leiloeiro será o grande Eduardo Knorr, um dos melhores leiloeiros do Brasil, principal da Knorr Leilões e vem nos brindar com o seu talento, já que atualmente é o leiloeiro mais especializado na raça Texel.



Para mais informações entre em contato através do telefone (51) 9965-6895.

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

 

Importante

Esta seção é reservada aos nossos anunciantes.
As informações veiculadas nesta seção são de caráter comercial e não necessariamente representam o pensamento do conselho editorial do site.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade