Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Parceiros > Novidades

Vencofarma alerta: a Linfadenite Caseosa causa queda acentuada na produtividade de ovinos e caprinos

Por Cleber Juliano Nakatani
postado em 11/08/2009

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Importante

Esta seção é reservada aos nossos anunciantes.
As informações veiculadas nesta seção são de caráter comercial e não necessariamente representam o pensamento do conselho editorial do site.

 

A Linfadenite Caseosa também conhecida como "Mal do Caroço" ou falsa tuberculose; é uma doença infecto contagiosa crônica causada pela bactéria Corynebacterium pseudotuberculosis. Acomete ovinos e caprinos independente de raça e, caracteriza-se por hipertrofia dos gânglios linfáticos localizados em diversas regiões do corpo do animal.

A maior fonte de infecção e disseminação da doença é proveniente de abortos e abscessos cuja drenagem natural ocorre após fistulação. O conteúdo desses abscessos é rico em Corynebacterium pseudotuberculosis, podendo infectar direta, através do contato, ou indiretamente por meio de água, alimentos e solos contaminados. O animal infectado se torna grande fonte de disseminação da doença para todo o rebanho.

O C. pseudotuberculosis tem características de parasitar e multiplicar-se nas células e também apresenta capacidade de sobrevivência prolongada em solos ricos e úmidos.

Os prejuízos causados pelo Mal do Caroço são expressivos, chegando a dezenas de milhões de reais por ano, pois promove uma queda acentuada na produtividade em qualquer tipo de produção, seja carne, leite, lã ou pele.

Segundo Dr. Arthur Hage, pesquisador da Linfadenite Caseosa desde 1971, não existe cura para o animal contaminado e muito menos um programa de erradicação e controle eficaz. Baseados nessas informações, muitos técnicos e criadores consideram a Linfadenite a segunda maior causa de preocupação no cenário da ovinocaprinocultura do Brasil, perdendo somente para as verminoses.

Além do acometimento dos animais, esta doença ainda traz preocupações à Saúde Pública por ser uma zoonose.

O Laboratório Vencofarma, através de muita pesquisa, parcerias estratégicas e tecnologia, desenvolveu uma vacina inédita contra esse Mal, a LINFOVAC. É a única composta por bactérias vivas atenuadas que confere Imunidade Celular, e que, após vários testes, vem apresentando resultados satisfatórios em rebanhos de áreas endêmicas com proteção de até 97%.

Onde comprar a LINFOVAC?

Lista dos distribuidores

Clique na imagem para ampliá-la.

Para saber mais sobre a LINFOVAC entre em contato pelo box abaixo:

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

 

Importante

Esta seção é reservada aos nossos anunciantes.
As informações veiculadas nesta seção são de caráter comercial e não necessariamente representam o pensamento do conselho editorial do site.

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo

Cleber Juliano Nakatani    Adamantina - São Paulo

OUTRA

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Copyright © 2000 - 2021 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade