carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Acompanhe as perguntas do fórum do curso online sobre Controle de Parasitas em Ovinos e Caprinos

postado em 21/11/2013

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O curso online “Controle de Parasitas em Ovinos e Caprinos” já está no ar e você ainda pode participar e tirar suas dúvidas sobre o assunto. O instrutor Marcelo Molento, especialista em controle de parasitas, professor UFPR, PhD em Parasitologia pela Universidade McGill, no Canadá, está abordando os principais tópicos relacionados ao controle de parasitas e como assegurar que populações parasitárias não excedam níveis incompatíveis com o retorno econômico.

Veja algumas das discussões que já estão acontecendo no fórum de perguntas:

Aluno- Caro prof. Molento, todos os problemas de contaminação que foram citados, aconteceram em pastagens. Nos confinamentos, essa incidência diminui muito? Como se daria a contaminação em confinamentos?

Marcelo Molento- O confinamento pode ser uma boa opção para reduzir a taxa de contaminação dos cordeiros principalmente. Porém você deve ter em mente que aumenta muito o gasto da propriedade - serão novas instalações, mais mão de obra, custos com alimentação cortada ou ração e outros. Um dos pontos críticos é a chegada das eimerioses caso a limpeza não seja suficiente. Que o confinamento reduz a infecção reduz, porém não elimina.

Aluno- Caro prof. Molento gostaria que me informasse se a contaminação dos hospedeiros só se faz quando pastejam, ou existe algum tipo de verme que possa contaminá-los pelo ânus, quando se deitam no pasto ou nas baias de confinamento?

Marcelo Molento- Sobre outras formas de infecção que diferentes da oral, temos a cutânea. O Bunostomum pode penetrar pela pele. Este parasito não causa muitos prejuízos e é típico de áreas de confinamento ou animais leiteiros.

Aluno- Realizei um TRCOF no rebanho em que trabalho, e comparei o uso do levamisol e o uso contínuo da folha de bananeira para cabras, o levamisol foi altamente eficaz, até porque não era muito utilizado. A folha de bananeira não foi eficaz segundo os parâmetros estabelecidos pelo teste, de 90 % de redução, mas apesar disto, reduziu a carga parasitária. Levando em consideração que a folha de bananeira também pode ser utilizada como um volumoso, em parte da dieta, ela surge como uma boa alternativa para controlar e ajudar a manter baixas cargas parasitárias. Qual a sua opinião sobre este assunto professor?

Marcelo Molento- Fiquei curioso em saber qual foi o efeito do uso com a bananeira. Caso tenha ficado perto de 90% está ótimo e se ficou abaixo de 70%, sugiro não usar. Neste caso, a indicação pode ser o uso em alguns casos e tomando o cuidado de não forçar a ingestão. Um abraço. Marcelo

Aproveite essa oportunidade de tirar suas dúvidas e ampliar sua rede de contatos, trocando experiências com produtores de diferentes regiões.

Você pode se inscrever até dia 3/12, clique aqui!

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Angela Regina de Deus

Dionísio Cerqueira - Santa Catarina - Produção de caprinos de corte
postado em 21/11/2013

Gostaria de saber, ainda há vaga para curso online.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade