Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Aprenda como inserir cana-de-açúcar na dieta alimentar de seu rebanho

postado em 11/08/2011

5 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A cana-de-açúcar vem ganhando espaço como alternativa de suplementação, principalmente no período de escassez de forragem, pois além de de ser ótima forrageira energética, pode reduzir custos ao substituir silagens de milho e de sorgo.

A cana deixou de ser descriminada pelo baixo teor de proteína, passando a ser utilizada como excelente opção na alimentação animal devido a grande produção de massa por unidade de área, poucas perdas na cultura, baixo custo de produção e disponibilidade constante durante o período de escassez de alimento (seca).

Para o sucesso da produção de ruminantes com a utilização dessa forrageira na alimentação, é necessário conhecer a composição nutricional da cana-de-açúcar, identificar a melhor variedade de plantio e o ideal manejo do canavial, saber calcular o custo-benefício da utilização de aditivos para silagem ou cana in natura, e aprender como balancear dietas para bovino de leite, carnes, ovinos e caprinos.

Isso tudo você poderá aprender no Curso Online Cana-de-Açúcar para alimentação animal: produção, balanceamento de rações e desempenho, que tem início no dia 14 de setembro.



Novas tecnologias associadas a maiores produtividades agrícolas e adequado balanceamento alimentar, utilizando a cana-de-açúcar resultam em bom desempenho animal, tanto na produção de leite, como de carne.

Confira a programação resumida do curso:

Módulo 1. Manejo agronômico do canavial e dimensionamento do rebanho
Módulo 2. Silagem de cana-de-açúcar
Módulo 3. Aditivos para cana-de-açúcar in natura e ensilada
Módulo 4. Desempenho animal e balanceamento de rações com cana para bovinos de corte e leite
Módulo 5. Desempenho animal e balanceamento de rações com cana para ovinos e caprinos

Conheça o conteúdo completo clicando aqui.

Inscreva-se agora mesmo!

Patrocínio: Lalsil Cana® - Katec Lallemand

A Katec Lallemand é uma empresa do Grupo Lallemand Inc.,especializada no desenvolvimento e produção de bactérias e leveduras probióticas e aditivos biológicos para silagens. Trabalha em parceria com mais de 70 universidades e instituições de pesquisa independentes em todo o mundo.

Lalsil Cana® é um inoculante desenvolvido pela Katec Lallemand em parceria com a ESALQ/USP, composto pelo Lactobacillus buchneri. É eficaz no controle de leveduras e fungos na silagem, diminuindo a produção de álcool e aumentando a estabilidade aeróbica.

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

silvia arbex

Juiz de Fora - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 12/08/2011

a data proposta não seria viavel para mim pq estarei viajando do dia 21/09 a 4/10. Gostaria de saber se haverá outra programaçao para este tema, pq é do meu interesse aprofundar conhecimento no manejo de gado leiteiro com cana de açucar. silvia

AgriPoint Consultoria Ltda

Piracicaba - São Paulo - Mídia especializada/imprensa
FarmPoint - postado em 17/08/2011

Oi, Silvia



Obrigada por seu interesse pelo curso.



Gostaria de lhe esclarecer que por ser um curso online você tem acesso 24h por dia aos materiais, disponibilizados semanalmente, até o término do curso em 26 de outubro.



Se você fizer sua inscrição até o início do curso pode começar a estudar no dia 14, parar por causa da viagem e retomar os estudos quando voltar. Somando o período que você terá acesso temos um total de um mês de estudo. E se durante a viagem você tiver acesso a internet pode ir salvando o conteúdo e estudando quando sobrar um tempinho.



Se tiver alguma dúvida, estamos a disposição. Nossos contatos são: cursos@agripoint.com.br e (19) 3432-2199



Francisco Tiago Barbosa Araujo

boqueirao - Paraiba - Estudante
postado em 25/08/2011

Pratica muito utilizada em nossa região (Nordeste), de grande ajuda na splementação do pequeno agricultor, apesar do custo com trasnporte, pois, é comprada fora, geralmente, traz para o produtor versatilidade, alem de ser de facil manejo.

José Nilson Villaça

Belo Horizonte - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 10/02/2012

Lendo alguns artigos nesta página sobre cana de açúcar para  produção de leite, devo declarar o seguinte;

Participei em 2009 do curso "cana de açúcar na alimentação animal:produção, balanceamento de rações e desempenho". Na minha avaliação o curso foi notável, ensinando praticamente tudo sobre tecnicas da plantação, cuidados na condução do canavial, adubação e escolha das variedades de cana para cada região, além das vantagens do uso dos aditivos certos para obtenção de boa silagem.

Plante 1,50 ha em 2010 seguindo absolutamente todas as recomendações do curso , de modo especial  

SÉRGIO RICARDO DE CARVALHO REIS

Oeiras - Piauí - Produção de ovinos
postado em 28/06/2012

Como poderia ser usada a palma forrageira em sistema de confinamento de ovinos? Seria realmente possível proteinar a palma com levedo de padaria, de forma que possa ser usada como concentrado único?

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade