Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Dia 21 de Setembro - Dia do Fazendeiro

postado em 21/09/2012

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Na Roma antiga, os latifúndios pertenciam somente à aristocracia e os nobres eram chamados de latifundiários. Através dos séculos surgiu o conceito de fazenda, grande propriedade rural de lavoura ou pecuária e com alta produtividade. No Brasil colônia, as fazendas eram muito grandes.

Os "senhores", como eram chamados os fazendeiros, e suas famílias viviam na casa-grande ou sede. Em geral, eram muito ricos e ocupavam cargos públicos, como juízes de paz, oficiais da Guarda Nacional, deputados, governadores municipais e provinciais.

A ânsia pelas riquezas fazia com que os casamentos fossem cada vez mais frequentes entre essas famílias, de modo que as propriedades não eram divididas. Outro desejo comum era obter um título de nobreza. Para alcançar esse objetivo, eles prestavam serviço, trocavam favores com o imperador ou compravam títulos.

A maioria dos grandes fazendeiros tornava-se barão. Os barões do café, do cacau e outros, valorizavam hábitos e comportamentos que consideravam adequados à nobreza. Eram hospitaleiros com os conhecidos, protegiam os afilhados, financiavam obras culturais e beneficentes, viajavam muito e mandavam os filhos à Europa para estudar.

Tudo mudou para os fazendeiros brasileiros com a abolição dos escravos e a chegada dos imigrantes. A maioria adaptou-se aos novos tempos, que a república exigia, e novas gerações de fazendeiros surgiram.

Os fazendeiros, nos últimos anos do século XIX, tornaram-se empresários modernos e passaram a mecanizar o seu negócio com equipamentos aperfeiçoados. Hoje, eles ocupam um lugar de destaque. A agropecuária faz parte do primeiro setor da economia como geradora de recursos para as nações. Além disso, a atividade fornece alimentos para o mercado interno e externo e colabora com os avanços das pesquisas tecnológicas. Hoje o Brasil também sustenta o apelido de "celeiro do mundo", devido sua grande abrangência de exportação de produtos do campo!

É por esse e outros motivos que a Equipe AgriPoint parabeniza todos fazendeiros pelo Dia do Fazendeiro - comemorado no Dia 21 de Setembro!

Matéria elaborada pela Equipe AgriPoint com informações do site paulinas.org.br.

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade