Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

I Simpósio FarmPoint: Clédson Augusto Garcia falará sobre a importância da escolha do sistema de produção na ovinocultura

postado em 23/05/2012

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O I Simpósio FarmPoint sobre Produção Ovina, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de junho tem o principal objetivo de enriquecer a atividade com palestras proferidas por profissionais qualificados e pela interatividade entre o público dos diversos segmentos do setor. Os assuntos abordados trarão novidades e tendências da cadeia visto que novas tecnologias são lançadas com frequência para otimizar a produção no país.

Além da abordagem extremamente atual, o evento será espaço para negociações, troca de informações e incentivo para o surgimento de novas ideias visando o desenvolvimento da ovinocultura nacional.

Clédson Augusto Garcia é zootecnista pela UNIMAR, Mestre em Produção Animal pela FCAV/Unesp de Jaboticabal e Doutor em Nutrição e Produção Animal pela FMVZ/Unesp de Botucatu. Atualmente é docente de Graduação das Ciências Agrárias da Unimar e responsável pela disciplina de ovinocultura. Clédson também é pesquisador e responsável técnico da Cabanha UNIMAR, com pesquisas na área de Sistemas Intensivos de Produção de Cordeiros Tipo Carne. Além disso, é consultor em vários estados nacionais e criador de ovinos da raça Suffolk desde 2004, entre outras raças tipo carne.



O objetivo principal da palestra é expor os Sistemas de Produção existentes na ovinocultura. Esse assunto é extremamente pertinente, pois o mesmo pode mudar a rentabilidade da atividade, tanto pelo aumento dos índices zootécnicos quanto pela redução dos gastos, principalmente com a alimentação e mão de obra. Os sistemas adotados na ovinocultura são os seguintes:

a) Extensivo: é o sistema que adota pouca tecnologia, ou seja, os animais permanecem o tempo todo a pasto e o criador não possui rotação de pastagem, não realização adubação, entre outras técnicas de manejo;

b) Semiextensivo: nesse sistema os criadores já realizam rotação de pastagens, além da suplementação com alimentos concentrados ou volumosos em épocas de escassez de alimentos (seca) ou em fases da criação que as diferentes categorias animais ou estados fisiológicos requerem mais nutrientes;

c) Intensivo: é o sistema que trabalha com maior nível de tecnologia, podendo ser em pastejo, sendo rotacionado e adubado, trabalhando com maiores taxas de lotação; ou aqueles que os animais ficam estabulados, recebendo ração concentrada, além de silagem, feno ou capineira como volumoso. Nesse último ocorre sensivelmente um aumento dos custos, entretanto simultaneamente incrementa os índices produtivos.

A tomada de decisão de qual sistema a ser adotado dependerá de vários fatores, bem como o tamanho da área, capital de investimento disponível, preço pago pelo mercado comprador, etc. Mas sem dúvida, o ideal é mantermos os animais em pastejo, desde que o mesmo tenham boa qualidade para atender a exigência nutricional dos ovinos, pois nesse sistema os mesmos apreendem seu próprio alimento, reduzindo custos com mão de obra e alimentação.

Anote a data e o local do evento: 14 e 15 de junho, em Marília/SP.

As inscrições poderão ser feitas pela internet no site do evento: "http://www.farmpoint.com.br/simposio/"

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade