Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Instalações para caprinos leiteiros

postado em 26/10/2010

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

As construções das instalações para caprinos leiteiros devem sempre ser orientadas por um profissional. O aspecto econômico deve sempre ser levado em consideração desde o planejamento até a execução da construção, procurando utilizar matérias-primas da própria fazenda com vistas a minimizar os custos e viabilizar o sistema de exploração, atentando, sobretudo, para o poder aquisitivo do criador, o seu sistema de criação e a região.

Rústicas ou sofisticadas, as instalações devem ser funcionais para facilitar o manejo dos animais, de modo a não afetar o comportamento dos mesmos para que os desempenhos produtivos e reprodutivos não sejam prejudicados. Devem ser construídas de material adequado, adaptadas às condições climáticas da região, ao tipo de animal e ao sistema de produção adotado, além disso, deve ser localizado em terrenos livres de umidade, ter boa ventilação, permitir a entrada e saída de sol durante algumas horas do dia, e de preferência, ficarem próximas à sede da propriedade. Devem ser de fácil acesso para que uma boa higienização seja feita, pois este é um aspecto de grande importância na criação de caprinos leiteiros. Uma instalação muito importante na criação de caprinos leiteiros é a sala de ordenha, que deve ser planejada de acordo com o sistema de produção utilizado na propriedade.

As principais instalações

Entre as instalações mais utilizadas na produção de caprinos leiteiros, as principais são:

- Centros de manejo;
- Saleiros;
- Apriscos;
- Pedilúvio;
- Currais;
- Esterqueiras;
- Bretes;
- Cercas;
- Comedouros;
- Bebedouros;
- Galpões;
- Salas de ordenha.

Características Gerais de Instalações

- Funcionais e de fácil manejo;
- Conforto e segurança;
- Boa localização dentro da propriedade;
- Resistente e duradoura;
- Livre do excesso de umidade;
- Próximo à água e energia;
- Evitar correntes fortes de ar;
- Baixo custo de construção. É uma recomendação utilizar, se possível, mão-de-obra da própria região e materiais da própria propriedade.

O aprisco

Os apriscos são importantes para os caprinos, pois é o local onde os mesmos ficam alojados a maior parte do dia, principalmente se o sistema de produção usado é o intensivo. Algumas de suas funções são:

- Abrigar os animais das chuvas, geadas, frio, calor e etc;
- Proporcionar boas condições de higiene aos animais;
- Facilitar os trabalhos de manejo;
- Ajudar na limpeza rápida e fácil;
- Controle de infecções (aprisco suspenso).

Aprisco ou capril, de piso ripado suspenso e aprisco com piso de concreto

O aprisco ou capril é mais utilizado para sistemas de produção intensivos (confinamentos) e semi-intensivos.

O aprisco de piso suspenso e ripado deverá ser estruturado em madeira ou concreto, sua vantagem é que o animal não fica em contato com as fezes o que evita possíveis contaminações por parasitas. O piso deve está a uma altura de70-80 cm do solo. Os ripões do piso devem possuir 3,0 cm de largura, com vãos entre si de 1,5 cm no compartimento das matrizes e de 1,0 cm para a área dos cabritos. As vigas que dão suporte aos ripões devem ter 60 cm de espaçamento entre eles. O pé direito deve possuir uma altura de 2,5 cm, pois, isso facilitará a circulação de ar e a entrada do homem. As rampas não devem ser muito inclinadas, pois, poderia dificultar a subida dos animais, principalmente os recém-nascidos. Devem possuir uma largura mínima de 1,20 m. A área coberta por animal deve ser de 0.8m2 - 1 m2.

O aprisco, com piso de concreto é indicado somente para locais onde haja bastante disponibilidade de água, pois, precisa ser lavado diariamente. Deve possuir declive de 5% pois facilita o escoamento da urina e água das chuvas ou a água utilizada para limpeza do aprisco. A área coberta por animal adulto deve ter de 1,5 m2- 4m2e a área coberta por animal jovem deve possuir de 0,75m2-1,5m2. Suas paredes externas e internas podem ser feitas ou construídas de madeira (estacotes).

Na entrada de cada um desses tipos de apriscos faz-se necessário o uso de pedilúvios. Ligada às áreas cobertas desses apriscos deve existir áreas descobertas que favoreçam aos animais espaço livre para receberem sol e se movimentarem. Estas áreas são denominadas solários.


O Curso Online Leite de Cabra: produção com qualidade do campo à mesa terá início no dia 25/11 e irá abordar os seguintes temas: instalações para caprinos leiteiros, noções gerais de manejo reprodutivo, sanitário e nutricional, qualidade do leite de cabra, fisiologia da glândula mamária e mastite e boas práticas agropecuárias (BPA) para a qualidade do leite de cabra.

A instrutora deste curso é Léa Chapaval, médica veterinária, doutora e atualmente na trabalha na área de pesquisa. Realizou seu mestrado em nutrição animal, avaliando a degradabilidade de proteínas de origem animal e vegetal e doutorado em energia nuclear na agricultura pela Universidade de São Paulo, avaliando a detecção de toxinas produzidas por Staphylococcus aureus em leite através de diagnósticos moleculares e a quantificação pela técnica de eletroforese capilar. Atualmente possui 12 artigos científicos publicados em periódicos, é autora dos livros "Leite de Qualidade: manejo reprodutivo, nutricional e sanitário" e "Manual do produtor de cabras leiteiras", e conta com diversos artigos de divulgação publicados em jornais, revistas especializadas, rádio e televisão nas áreas de microbiologia, qualidade do leite e Boas Práticas Agropecuárias.

Conheça a programação completa e os 7 motivos para você realizar esse curso!

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Rejane Pereira Castro

Araruama - Rio de Janeiro - Indústria de laticínios
postado em 28/11/2010

Olá, sobre o curso online de leite de cabras, quem ainda não se matriculou pode participar do curso?

eilson silva de oliveira

Quixadá - Ceará - Produção de caprinos de leite
postado em 12/11/2012

ver imagem com modelo de apriscos, feito de madeira,para 25 cabras, cabritos, 2 bodes

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade