Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Já está no ar o Curso Online sobre Produção de Silagem, participe!

postado em 10/09/2014

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Uma das principais fontes de volumosos utilizada para suplementação de ruminantes, é a forragem conservada na forma de silagem. Pode ser utilizada como volumoso principal em sistemas de confinamentos, ou como uma alternativa para suplementação volumosa nas épocas secas em que a forragem é escassa.
 
Para auxiliar produtores e técnicos no planejamento e produção de silagem, estamos trazendo novamente em nossa programação, o Curso Online "Produção Econômica de Silagem". O curso que já está em sua quinta edição e  já contou com a participação de mais de 150 alunos, é sempre um grande sucesso em nossa programação. O instrutor, Antony Sewell da Boviplan Consultoria, é Engenheiro Agrônomo e, consultor há mais de 20 anos e trouxe para esse curso, toda sua experiência em produção de silagem, com material atualizado e estudos de casos de situações práticas comuns no campo.
 
Além disso, os alunos tem a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas diretamente com o instrutor e, ao final do curso, ganham um DVD para reverem o conteúdo sempre que necessário.
 
Veja abaixo, algumas das dúvidas que foram respondidas na última edição deste Curso Online:
 
Aluno-Como encontrar o ponto de corte ideal para ensilagem do girassol?
 
Antony -O teor de corte ideal para a colheita do girassol  para silagem é o mesmo do milho, ou seja, 30 a 35%. Outra forma de identificar esse ponto é quando a parte posterior do capítulo apresentar uma coloração amarelada (brácteas castanho-claras) e as folhas baixeiras já estiverem murchas ou secas. Neste ponto os grãos, quando forem pressionados, devem apresentar uma certa resistência.
 
Aluno-Professor, no aspecto bromatológico, como poderíamos reconhecer, de maneira geral, uma boa silagem?
 
Antony- Os parâmetros mais usados para o reconhecimento das boas silagens através do resultado de análises bromatológicas são o teor de proteína bruta, da matéria seca e do NDT (nutrientes digestíveis totais). Cada silagem vai apresentar valores ideais diferentes. De forma geral, silagem de grãos com 10%  de PB e 65% de NDT são muito bons. Para silagem de capim o teor de PB será um pouco mais baixo e para a silagem de cana em torno de 3%.
 
Aluno-Professor, é correto trabalharmos com um média de 30Kg de silagem/animal/dia, em vacas em lactação?
 
Antony- Depende do potencial da vaca. Para vacas holandesas de alto desempenho, consumos da ordem  de 30Kg de silagem por dia, são normais,  próximo do pico de lactação. Em animais de baixa produção, o consumo será muito menor. Para consumos mais altos, a silagem deve ser de boa qualidade, com conteúdo nutricional alto, como as silagens de milho e sorgo.
 
O curso já começou e ainda dá tempo de participar, aproveite para tirar suas dúvidas e aprender mais sobre produção de silagem!

Para participar do curso, ou ter mais informações sobre o programa, clique aqui!
 

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade