Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Período neonatal e manejo pós parto são fundamentais para a sobrevivência de cordeiros

postado em 04/02/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O período neonatal, que ocorre durante a primeira semana pós-parto, representa um estágio crítico no desenvolvimento dos recém-nascidos, quando estes precisam realizar um grande ajuste fisiológico à vida extra-uterina. A adaptação em alguns sistemas corporais é mais lenta do que em outros, de forma que é durante esse período que os mecanismos homeostáticos termorreguladores, cardiovasculares, respiratórios e metabólicos completam sua maturação, com grandes mudanças nos primeiros 10 dias após o nascimento.

Estudos de vários países relatam que 10 a 35% dos cordeiros morrem até os 6 meses de idade. As principais causas são similares em todos os países estudados e a grande maioria das mortes ocorrem no período neonatal, dentro de 1 a 3 dias de nascimento, com poucas mortes ocorrendo após a primeira semana de vida, sendo o período imediatamente após o nascimento uma fase fisiológica e metabolicamente instável para o cordeiro, e crucial para sua sobrevivência.

Esse e outros temas relacionados à produção intensiva de cordeiros do nascimento ao abate serão abordados no Curso Online Produção Intensiva de Cordeiros: do nascimento ao abate, que terá início no dia 22/02. Neste curso, os alunos serão capacitados a ter uma visão sobre a produção de ovinos no Brasil e nos principais players mundiais, aprenderá os princípios fundamentais para a produção intensiva de cordeiros, conhecerá o manejo pré e pós natal adequado e adotará o melhor manejo para a terminação buscando as características ideais de carcaça.

Para ver a programação completa do Curso Online Produção Intensiva de Cordeiros: do nascimento ao abate clique aqui.

As inscrições já estão abertas. Faça a sua agora mesmo!

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade