Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Produção de Eucalipto como diversificação de fonte de renda, conservação do solo e recursos hídricos

postado em 10/02/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A produção de eucalipto é interessante para aqueles produtores que querem diversificar a fonte de renda da propriedade, mas que não sejam tão imediatistas na obtenção da primeira receita. O tempo de desenvolvimento do eucalipto pode ser um pouco maior, dependendo da finalidade para a qual foi plantado, mas em geral tem um ciclo de produção de 5 a 6 anos.

Todo produtor rural tem condições de produzir eucalipto. A escala e o mercado regional irão determinar o eventual manejo de acordo com cada objetivo.

Na produção de eucalipto, a qualidade na implantação das florestas é aspecto imprescindível para o sucesso de todo processo. Uma boa floresta possibilitará diversos tipos de manejo e inúmeras alternativas econômicas.

Respeitando-se a legislação ambiental, os ativos florestais desempenham importante papel na conservação dos solos e dos recursos hídricos. Trata-se de fonte de renda segura, com linhas de crédito disponíveis, além de possibilitar opção para diversificação da produção rural.

A utilização de modelos de produção e materiais genéticos (clones) de forma desorientada e/ou incorreta pode causar um insucesso na atividade.

Aprenda no Curso Online Produção de Eucalipto: conceitos técnicos e econômicos , que terá início em 16 de março, como diversificar a fonte de renda de sua propriedade com atividade florestal de plantio de eucalipto, além de controlar erosões.

Com os instrutores Alexandre Barboza Leite, engenheiro agrônomo (ESALQ/USP), especializado em silvicultura e manejo de solos, e Marcelo Lavras Trapé, engenheiro agrônomo (ESALQ/USP), com MBA em Agronegócio pela ESALQ/USP, os alunos aprenderão quais são os principais aspectos econômicos da produção de eucalipto, como planejar e definir a área para o empreendimento florestal, como elaborar cronogramas e definir os principais fatores operacionais da atividade, e todos os fatores que envolvem a exploração e comercialização do eucalipto, como valores e preços de madeira e de serviços envolvidos.

Para ver a programação completa do Curso Online Produção de Eucalipto: conceitos técnicos e econômicos, clique aqui .

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade