carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Rodrigo Paniago da Boviplan Consultoria fala sobre Integração Lavoura Pecuária

postado em 11/05/2015

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Os sistemas mistos de exploração chamados de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) têm atraído a atenção dos profissionais do agronegócio pelas vantagens que apresentam em relação aos sistemas isolados de agricultura ou de pecuária. Para esclarecer as dúvidas sobre este tipo de sistema, a AgriPoint está trazendo o Curso Online “Integração Lavoura Pecuária”, que começa esta semana no dia 15/05.

Os instrutores do treinamento são os engenheiros agrônomos Rodrigo Paniago, especialista em Produção de Ruminantes; e Rodrigo Estevam Munhoz de Almeida, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura do núcleo de sistemas agrícolas atuante na área de integração lavoura pecuária floresta.

Confira a entrevista que o instrutor Rodrigo Paniago, sócio da empresa Boviplan Consultoria, concedeu à AgriPoint sobre o assunto:

AgriPoint-Qual sua experiência na implantação de sistemas de integração lavoura pecuária?
Rodrigo Paniago- A Boviplan assessora projetos de intensificação pecuária em todas as regiões do país, na maioria delas temos a Integração Lavoura e Pecuária como a melhor opção para ganhos em rentabilidade. Nossos clientes sempre estiveram na vanguarda com relação ao tema, desde a década de 90 muitos já utilizavam diferentes modelos de ILP. Hoje, os modelos mais usuais envolvem soja, milho, sorgo, arroz, produção de sementes de capim e pastagem. Nossa experiência foi desenvolvida através da vivência no planejamento e acompanhamento técnico destes projetos.

AP-Quais as principais vantagens do ILP?
RP- Apesar da necessidade maior investimento, o aumento de produtividade com redução de custos de produção é a grande vantagem, aliado a isto temos a diversificação da atividade, melhor distribuição de receitas x pagamentos ao longo do ano, redução de riscos, evolução técnica e de gestão do produtor rural e, por fim, uma produção mais sustentável.

AP- Por que tem crescido o interesse por esse tipo de sistema produtivo?
RP-Os custos de produção crescem ao longo do tempo, o mesmo não ocorre com os preços pagos ao produtor, por isso no longo prazo a margem vem reduzindo. A busca por aumentos de produtividade é a única forma do produtor rural aumentar a rentabilidade, para chegar lá ele tem que buscar novas tecnologias. Desta forma, é natural que muitos busquem a ILP, justamente pelas vantagens citadas anteriormente.

AP-Quais as dificuldades que o produtor encontra no momento de implantar um sistema ILP?
RP-A mesma quando toma a iniciativa de intensificar a produção, seja qual for o caminho ele terá que se capacitar e não só nas questões técnicas, mas em gestão também. Quanto mais intensiva é a produção também é a gestão para que tudo ocorra como planejado. Além do produtor, o colaborador também precisa ser capacitado e isso não se faz de uma hora para a outra, é preciso conhecimento teórico e vivência para se ter uma boa capacitação. Nem todo produtor está preparado para mudanças na sua forma de produzir. Outro limitante está ligado às questões edafoclimáticas, a ILP não pode ser realizada em qualquer tipo de solo e clima. A região também é importante, nem sempre o produtor pode contar com a infraestrutura local adequada para conduzir projetos de ILP.

AP-O que este curso vai trazer de mais importante para seus participantes?
RP-Esperamos fazer com que eles olhem de forma diferente sobre a produção em sua propriedade, que possam vislumbrar as diferentes oportunidades que são oferecidas pelo sinergismo de uma atividade integrada. Com a introdução da ILP na fazenda, muitos dos conceitos arraigados na cultura da produção, seja agrícola ou pecuária, podem mudar completamente.

Para ter mais informações sobre o curso ou fazer sua inscrição, clique aqui!

Ou entre em contato:
cursos@agripoint.com.br
(19) 3432-2199

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade