carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Últimos dias para se inscrever no Curso Online "Instalações para Ovinos"

Por Daniel de Araújo Souza
postado em 18/03/2014

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Um sistema estabilizado de produção ovina é constituído por um conjunto de entradas, representado pelos recursos de utilização, os quais incluem os diversos insumos que podem ser utilizados dentro da propriedade e que serão incorporados a cada ciclo ou em momentos pontuais ao processo produtivo que, por sua vez, utiliza os diversos recursos de transformação associados às tecnologias de produção para converter, da maneira mais eficiente e rentável possível, as entradas em saídas, as quais são, no caso da pecuária ovina, sobretudo, produtos na forma de animais para abate e/ou reposição.

A Figura 1, abaixo, procura ilustrar um sistema de produção estabilizado, com seus elementos constituintes e o fluxo dos recursos e tecnologias em direção ao produto final.


Além disso, é possível observar que o processo produtivo é circundado por um ambiente institucional e, por um ecossistema de produção que é o resultado da interação dos fatores físicos naturais com os animais e plantas inseridas no sistema de produção.

Esses dois elementos em conjunto, irão determinar as opções de condução para o processo produtivo, a natureza de seus resultados, como também, terão forte influência sobre os tipos de instalações que serão adotadas na propriedade e sobre a escolha dos materiais a serem usados na construção dessas instalações.

Assim, para que o sistema de produção planejado em função dos objetivos finais da empresa pecuária possa ser organizado, executado e gerenciado de forma apropriada, no que diz respeito ao manejo dos insumos e do rebanho em todas as suas áreas de competência (ou seja, genética, reprodução, nutrição, sanidade e gestão), é necessário que exista uma infraestrutura de suporte que permita a aplicação das tecnologias de produção e a execução dos procedimentos operacionais inerentes ao modelo de produção adotado.

Essa infraestrutura de suporte é fornecida pelas instalações, desde a cerca do pasto até o depósito de insumos, e é extremamente importante saber dimensionar, adaptar, instalar, operar e manter essas estruturas, que de uma forma geral, possuem uma ampla gama de funções e objetivos, dentre os quais é possível destacar:

1. Possibilitar práticas rotineiras de manejo;
2. Permitir a implementação de tecnologias;
3. Oferecer áreas sombreadas e secas;
4. Proteger do ataque de predadores;
5. Proteger de condições climáticas severas;
6. Contribuir para o bem-estar dos animais;
7. Minimizar situações estressantes;
8. E por fim, garantir a qualidade do produto final.

O curso ‘Instalações para Ovinos’ busca fornecer os princípios básicos e as informações de referência necessárias ao dimensionamento de uma infraestrutura funcional, de baixo custo, salubre e etológica quanto a seu propósito, permitindo assim, a construção de instalações – com eficiência e resultados satisfatórios – focadas na produção de carne ovina de qualidade.

O curso começa no dia 16/04 e até o dia 26/03 você pode se inscrever com desconto, clique aqui!


Instrutor: Daniel de Araújo Souza
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (2005), especialização em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (2007), especialização em Manejo da Pastagem pelas Faculdades Associadas de Uberaba (2008), mestrado (2011) e doutorado (em andamento) em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará. É consultor da Prime ASC e colunista do portal FarmPoint, atuando nas diversas áreas da cadeia produtiva da carne ovina.








Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

josé assenção das neves sobrinho

Teresina - Piauí - Médico Veterinário
postado em 19/03/2014

Dr. Daniel porque o curso não chamamos de Curso de Instalações de caprinos e ovinos.

Daniel de Araújo Souza

Fortaleza - Ceará - Consultoria e ensino
postado em 02/04/2014

Olá José,

Bem, o curso é inteiramente focado em ovinocultura comercial de corte, de forma que, se o mesmo envolvesse caprinos, seria necessário realizar modificações no conteúdo, visto que são espécies distintos e, logo, com demandas diferentes, apesar de ser possível utilizar algumas informações e conhecimentos para ambos.

Além disso, como eu não trabalho com caprinos e não estudo essa espécie, não estou habilitado para ministrar cursos nem dar orientações a respeito.

Abraços,

Daniel

MAURICIO PINHEIRO MACHADO JUNIOR

Luís Correia - Piauí - Produção de caprinos de corte
postado em 28/04/2014

Dr. Daniel, preciso falar com você sobre um projeto de criação e engorda de ovinos. Me mande uma msg ou whatsapp com seus contatos. Meu cel. é 86-9403-4321 Mauricio.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade