Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Utilize cana-de-açúcar como alternativa de suplementação alimentar

postado em 09/02/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Atualmente, a cana-de-açúcar vem ganhando espaço como alternativa de suplementação, principalmente no período de escassez de forragem, pois além de excelente fonte de energia, pode reduzir custos ao substituir silagens de milho e de sorgo, sem que isso represente perda expressiva no desempenho animal.

Algumas características da cana-de-açúcar fazem dela uma opção interessante para a alimentação de ruminantes, como: a grande produção de massa por unidade de área; as poucas perdas na cultura; o baixo custo de produção; a disponibilidade constante durante o período de escassez de alimento (seca).

Apesar dessas vantagens, a cana é um alimento desbalanceado, com baixos teores de proteína e altos teores de açúcar, sendo que este último nutriente depende da época do ano e da variedade utilizada. Assim sendo, é necessário saber utilizá-la corretamente, para que não haja problemas de deficiências nutricionais e diminuição no rendimento produtivo.

Participando do Curso Online Cana-de-Açúcar para alimentação animal: produção, balanceamento de rações e desempenho que inicia no dia 3 de março, você aprenderá o manejo agronômico do canavial, as informações necessárias para utilizar a cana-de-açúcar de forma eficiente, produzir silagem de cana com qualidade, a importância e o uso de aditivos para cana in natura e ensilada, e a elaborar dietas para ruminantes que garantam alta produção de leite e carne.

Novas tecnologias associadas a maiores produtividades agrícolas e adequado balanceamento alimentar, utilizando a cana-de-açúcar resultam em bom desempenho animal, tanto na produção de leite, como de carne.

Sobre o Curso

O curso online é dividido em 5 módulos, cada um liberado semanalmente. Para tirar as dúvidas, o aluno tem à disposição um fórum de debates disponível em tempo integral durante o treinamento. Haverá também dois chats com horário previamente marcado (bate-papo online) com duração de uma hora cada, com os instrutores deste curso e um convidado especial.

Veja quem são os instrutores deste curso e o convidado especial da conferência online.



(conheça o perfil completo dos instrutores, clicando aqui.)

Ao término do curso, o aluno conhecerá:

 a composição nutricional da cana-de-açúcar;

 a melhor variedade de plantio e o ideal manejo do canavial;

 o custo-benefício da utilização de aditivos para silagem ou cana in natura;

 e como balancear dietas para bovinos de leite, carne, ovinos e caprinos.

Todo conteúdo do curso pode ser impresso, formando uma apostila para consulta. Ao término, uma prova de avaliação é disponibilizada, e se for respondida por completo garante aos participantes o recebimento do certificado de conclusão, que é enviado por e-mail, para que seja possível imprimir quantas vezes quiser e necessitar.

Veja abaixo a programação completa deste curso:



Este curso oferece as informações necessárias para utilizar estrategicamente a cana-de-açúcar de forma eficiente e produtiva na alimentação de bovinos de leite, carne, ovinos e caprinos. Aprenda o manejo agronômico do canavial, faça silagem de cana com qualidade e elabore dietas para ruminantes que garantam alta produção de leite e carne.

Inscreva-se agora mesmo!

Cana-de-Açúcar para alimentação animal: produção,
balanceamento de rações e desempenho


- Tema: Cana-de-Açúcar para alimentação animal: produção, balanceamento de rações e desempenho
- Início: 3 de março de 2009
- Duração: 6 semanas
- Local: Curso por meio da Internet
- Informações adicionais: (19) 3432.2199 ou cursos@agripoint.com.br
- A quem se destina :
 produtores de bovinos de leite, bovinos de carne, ovinos e caprinos que produzem o alimento para seu rebanho e buscam fontes alternativas e produtivas de energia e volumoso;
 nutricionistas e consultores em nutrição animal que precisam de informações atualizadas sobre cana-de açúcar para alimentação de ruminantes;
 profissionais com poder decisório nas fazendas, responsáveis pelo manejo alimentar, que possuam conhecimentos essenciais em nutrição animal;
 estudantes de ciências agrárias com conhecimento básico em nutrição animal, alimentos e alimentação para ruminantes.

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade