Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você já está se preparando para o futuro?

postado em 22/08/2014

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Atualmente, cada aniversário vivido por um brasileiro aumenta sua respectiva chance de alcançar idade superior à expectativa de vida do país, hoje calculada em 74 anos. O IBGE estima, por exemplo, que uma mulher com 60 anos, que viva na região sul, deva ultrapassar a idade de 84 anos.

Esta longevidade ressalta dois aspectos importantes, o primeiro é o de que a previdência pública não acompanha tal desenvolvimento, ou seja, o valor arrecadado pressupõe que os brasileiros vivam o mesmo tempo como há décadas atrás. O fardo político de se aumentar o tempo de contribuição poderá acarretar grandes problemas no que diz respeito à magnitude dos benefícios com o passar dos anos.

O segundo aspecto a ser considerado é o de que quando se aumenta a expectativa de vida, o período de aposentadoria, por reflexo, será aumentado também, o que sugere uma preparação ainda mais efetiva por parte do cidadão.

Todavia, isto não vem acontecendo na prática para a maior parcela da população. Um quinto das pessoas espera nunca parar de trabalhar. Dados apontam que, nos Estados Unidos, 33% dos aposentados pararam de trabalhar por circunstâncias alheias à própria vontade. Esse número reforça ainda mais o fato de como é difícil para o indivíduo trabalhar durante toda vida.

Muitas pessoas acabam tendo problemas de saúde mais sérios que as impedem de trabalhar, ou então precisam cuidar de algum ente próximo. Além disso, muitas podem acabar sendo demitidas quando atingem idade um pouco mais avançada.

Mesmo assim, existe uma grande despreocupação e 68% das pessoas, que estão distante apenas dez anos de se aposentar, juntaram R$ 50 mil ou menos.

Portanto, devemos pensar hoje, com atenção e cuidado, de como queremos gozar nossa aposentadoria, pois este período da vida poderá ser o maior de todos.

Assegure seu futuro. Previna-se. Aprenda como fazer isso em nosso Webinar.

O Webinar "Previdência Privada - aprenda como se planejar para o futuro" será um evento gratuito, no dia 25/08 às 19hrs.

O palestrante será o economista Lucas Rocco, instrutor do Curso Online "Finanças Pessoas- do orçamento ao investimento".


Para participar do Webinar Gratuito, basta se inscrever clicando aqui!

Lucas Rocco é  formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Profissional da bolsa de valores certificado CVM/ANCOR e PQO BM&F-Bovespa. Empresário do setor de investimentos financeiros. Colunista de mercado financeiro, rádios, revistas e jornais desde 2009. Professor da maior escola de formação de investidores do Brasil, a XP Educação. Professor da Funenseg, Fundação Nacional de Seguros Privados.






Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade