Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Entrevistas

Entrevista com Zezinho Boechat, presidente da ACCOES

postado em 15/04/2011

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Na 8ª Feinco (Feira Internacional de Ovinos e Caprinos), Raquel Maria Cury Rodrigues - analista de mercado do FarmPoint - entrevistou Zezinho Boechat, presidente da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Espírito Santo. Na entrevista, Zezinho falou sobre o Programa Cordeiro Capixaba, mercado de ovinos e caprinos capixaba e parcerias.

Programa Cordeiro Capixaba

O Programa Cordeiro Capixaba é fruto de uma parceria entre a ACCOES, o Sebrae/ES e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado da Agricultura. Visa fomentar e organizar todo o processo da produção da ovinocultura capixaba, desde a criação até o consumidor, oferecendo suporte, treinamento e qualificação de mão-de-obra, além de assistência técnica para os pequenos e médios produtores.

O programa busca padronização de carcaças, constância no fornecimento, escala de produção e distribuição e fim do abate clandestino, além do estímulo ao mercado consumidor, tanto para consumo doméstico como em restaurantes e churrascarias. A área de abrangência inicial do programa foi organizada em quatro núcleos sediados em Nova Venécia, Colatina, Vitória e Cachoeiro de Itapemirim.

Destaques da entrevista

"O Espírito Santo não tem ainda muita tradição na criação e desenvolvimento da ovinocultura, mas estamos construindo um projeto através do Governo do Estado do Espírito Santo com o Sebrae e a Associação Capixaba de Criadores de Ovinos e Caprinos. Esse projeto parti praticamente do zero mas com certeza será uma referência nacional."

"Hoje no ES existem aproximadamente 170 criadores de ovinos, mas normalmente eles partem do princípio que a ovinocultura é subproduto de fazendas grandes. Então, o que nós estamos buscando no estado é a organização da cadeia produtiva como um todo através do Programa Cordeiro Capixaba. Esperamos que o projeto atenda micro, pequenos, médios e grandes produtores, desde a assistência técnica até o desenvolvimento do projeto físico. O Sebrae é responsável por qualificar a mão-de-obra, inclusive a familiar, gerando renda e fixando o pequeno produtor no interior".

"O abate, o acabamento dos borregos e a carcaça serão padronizados e os frigoríficos serão credenciados. Queremos que o produto chegue nos supermercados e através de uma campanha de marketing, pretendemos que a marca Cordeiro Capixaba chegue ao prato do consumidor. A carne ovina pode ser consumida no dia-a-dia assim como outras carnes".

"Hoje a demanda por carne ovina não é só capixaba, é brasileira. Hoje existem muito mais compradores do que vendedores de ovinos. Quem quiser entrar no nosso programa é só contactar com a ACCOES. Entrem no site www.acooes.com.br ou liguem através do telefone (27) 3281-8006 e nós daremos as instruções".

Vídeo da entrevista



Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

Quirino de Freitas

Fernandópolis - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 16/04/2011

Parabéns para o ES por esta iniciativa. Conheço este trabalho e sei o quanto vem incentivando o setor. Forte abraço.

Kelly Louveira

Bragança Paulista - São Paulo - Distribuição de alimentos (carnes, lácteos, café)
postado em 16/04/2011

O ES é bem próximo de grandes estados que vem se destacando. Acho que poderia ocorrer um suporte para o crescimento da atividade capixaba.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade