Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Entrevistas

Viviane Karina Gianlorenço, gerente de carnes do Sebrae: "O caderno de boas práticas e o controle financeiro fecha o Programa Cordeiro de Qualidade"

postado em 07/12/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

No final do mês de novembro, Raquel Maria Cury Rodrigues - analista de mercado do FarmPoint entrevistou Viviane Karina Gianlorenço, gerente de carnes do Sebrae na Reunião Técnica da FZEA/USP & Cabanha Xavante - Realidade e Perspectivas da Ovinocultura de Corte no Sudeste. Na entrevista, Viviane falou sobre o programa AgroSebrae e sobre o Porgrama Cordeiro de Qualidade. Abaixo leia o resumo da entrevista e acesse o vídeo!

Resumo da entrevista

"O programa AgroSebrae é uma metodologia que foi desenvolvida em 2011 pelo Sebrae/SP que visa aumentar a competitividade dos produtores rurais. De que forma? Melhorando o produto, o processo e o mercado. Dentro da melhoria desse pilar, a gente tem as ferramentas. Para a melhoria do produto, nós usamos uma ferramenta que chama SebraeTec, que são orientações tecnológicas na propriedade do produtor. A melhoria do processo é realizada pela ferramenta Qualidade Total Rural, que visa agregar valor ao produto do cliente, como melhoria da higiene, sanidade, implantação das boas práticas dentro da propriedade, etc. Já para a melhoria do mercado, trabalhamos com uma central de negócios, como o associativismo e/ou cooperativismo".

"Nós levamos para os produtores o fortalecimento das associações, dos núcleos, cooperativas, o incentivo para a compra conjunta, venda conjunta, etc. Além dessas três ferramentas, nós temos as oficinas de custos, controles financeiros e oficinas de gestão para o produtor saber quanto vale o seu produto".

"O Programa Cordeiro de Qualidade foi desenvolvido em 2009 pelos consultores do Sebrae/SP. Existe um caderno de Boas Práticas que foi desenvolvido pela Associação de Criadores de São José do Rio Preto (Anpovinos) junto com o Sebrae da região. Nós juntamos esse material de Boas Práticas e a parte do que compete ao Sebrae (gestão) para levar aos produtores. O cordeiro de qualidade trabalha com organização do grupo, melhoramento do rebanho, boas práticas do rebanho, agroindústria, acesso ao mercado e gestão da propriedade da rural. Esse caderno de boas práticas e controle financeiro fecha o programa junto aos produtores".

Veja o vídeo da entrevista:



Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade