Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Especiais

Cotação mensal do preço do cordeiro - nº 3

postado em 18/03/2011

11 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Desde janeiro deste ano, o FarmPoint está realizando a cotação mensal do preço do cordeiro. O objetivo inicial é coletar informações com agentes de mercado de alguns Estados, de modo a estabelecer um entendimento claro de como está funcionando a ovinocultura e futuramente, elaborar artigos com análises e tendências. Este conteúdo é inédito, as perspectivas são de crescimento e uma das metas é coletar informações de outros Estados que ainda não estão incluídos na nossa pesquisa. Neste terceiro informativo, o Estado do Mato Grosso e Rio de Janeiro foram incluídos.

Para a elaboração deste projeto, realizamos um levantamento e entramos em contato com frigoríficos e produtores de carne de várias praças (associações, cooperativas e produtores que possuem uma marca de comercialização de carne) e órgãos estaduais que realizam cotações regionais de carne de cordeiro. Esta é mais uma iniciativa do FarmPoint para levar informações relevantes aos leitores.

Tabela 1 - Cotação do preço do cordeiro - março de 2011.



* Fonte: Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Emater/RS, Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa), Informativo Semanal do Preço do Cordeiro - UNICETEX/FZEA/USP, frigoríficos dos estados participantes, cooperativas, associações e produtores de ovinos. PS: cotação realizada dia 17 de março de 2011.

Destaques

Informantes da Bahia comentaram que a oferta de cordeiros está muito boa. Um dos informantes comentou que há tanto cordeiro atualmente no mercado que estão a quatro meses vendendo mal. "Estamos tentando empurrar nossa produção no mercado da Bahia. Sem sucesso, tivemos que dar férias ao pessoal da indústria até que o mercado reaja". Já no Paraná a escassez de cordeiros permanece, assim como no Mato Grosso. No PR, os preços se mantiveram estáveis.

Em Goiás, também está faltando cordeiro no mercado e há algumas indústrias ociosas. Um dos informantes citou que falta cordeiros de qualidade no mercado goiano. "O produtor não está produzindo nos padrões da indústria e nos padrões que os consumidores buscam".

No Rio de Janeiro, um dos informantes comentou que a cadeia no estado tem feito avanços significativos. "Embora tenhamos ainda um longo caminho a percorrer", completou ele.

Os preços de São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Tocantins permaneceram estáveis quando comparado ao mês de fevereiro.

Confira a cotação mensal do preço do cordeiro do mês de fevereiro

Equipe FarmPoint

Quer ser um informante de mercado? Entre em contato pelo box abaixo ou envie um email para: contato@farmpoint.com.br

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Marcelo Spinola Vianna

Araruama - Rio de Janeiro - Produção de ovinos
postado em 18/03/2011

Excelente!
Vamos manter estes dados sempre atualizados.
Parabéns à equipe que idealizou o levantamento!

Greiciane de Oliveira Lima - Zootecnista

Echaporã - São Paulo - Consultoria/extensão
postado em 19/03/2011

Quero parabenizar a Equipe FarmPoint por esta iniciativa e pela evolução desta pesquisa. Sem dúvida este dados em um futuro próximo contribuiram muito para o desenvolmento da cadeia produtiva além de possibilitarem planejamentos a médio e longo prazo.
Parabéns.

Fernando Miranda de Vargas Junior

Dourado - Mato Grosso do Sul - Pesquisa/ensino
postado em 20/03/2011

Raquel, parabéns pelo trabalho, é uma forma de acompanharmos os preços no Brasil e registra-los. Poucos Estados possuem um acompanhamento e registro dos preços, este histórico é importante, inclusive vou citar este artigo em um trabalho de um orientado meu.

Luzimar Melo Meireles

Goiânia - Goiás - Produção de leite
postado em 21/03/2011

Parabéns para toda a equipe. Para nós criadores, as informações sobre mercado são muito importantes. Acredito que dentro de pouco tempo teremos cotações diferenciadas para produtos de melhor qualidade, que possam atender o mercado cada vez mais exigente de cordeiros com bom acabamento de carcaça. Continuem a nos dar informações muito importantes como esta.

MYRNA

Brasília - Distrito Federal - análise de mercado, conjuntura
postado em 22/03/2011

Parabéns pela iniciativa! Agora temos mais uma fonte de informação confiável no mercado! fica minha sugestão para a precificação da ovelha para abate e também dos caprinos (cabritos para abate).

Raquel Maria Cury Rodrigues

Piracicaba - São Paulo - Coordenadora do FarmPoint
FarmPoint - postado em 25/03/2011

Oi Fernando, muito obrigado. Essa pesquisa já estava sendo idealizada há algum tempo e agora está se desenvolvendo. A intenção é aumentar o número de informantes e acrescentar novos estados.

Um grande abraço,

Raquel

Jose Antonio da Rosa Gauterio

São José do Norte - Rio Grande do Sul - Produção de gado de corte
postado em 28/03/2011

Parabéns pelo bélissimo trabalho da equipe, concordo com as palavras da Greiciane de Oliveira Lima e do Luzimar Melo Meireles, pois precisamos destas informações para avançarmos em nossa produção.

Carlos de Barros Leite Junior

Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Médico veterinário
postado em 03/04/2011

Parabens pela iniciativa, é o que precisavamos, pois somente no estado de SP, atraves da Aspaco é que tinhamos alguns parametros para balizamento dos preços. Aqui no MS precisamos destes dados para tomada de decisões assim como na pecuaria bovina. Parabens.

Carlito Nóbrega

Presidente Prudente - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 16/04/2011

Fiquei surpreso com esta iniciativa e já ansioso pelo 4º! Viva!

jackson franco

Lages - Santa Catarina - Varejo
postado em 01/05/2012

ovino cultura lucra mais que vaca de cria no lugar de uma vaca de cria voce pode ter até quatro ovelhas matrises e tira duas cria

gabriel silva alves

São Sebastião do Passé - Bahia - Produção de ovinos de corte
postado em 28/07/2012

boa noite, alguem sabe o preço hoje da media ovinos na bahia, pois na minha região estão querendo 120 na arroba ja em santa barbara-ba é 158 á 165 arroba.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade