Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Especiais

Rodrigo Paniago comenta sobre técnicas para obtenção de uma silagem de qualidade

postado em 04/03/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Rodrigo Paniago possui especialização em Produção de Ruminantes pela ESALQ/USP e graduação em Engenharia Agronômica pela mesma universidade. É sócio da Boviplan Consultoria Agropecuária, empresa voltada à prestação de serviços e consultoria em pecuária intensiva, elaboração de projetos e desenvolvimento de tecnologias alternativas e nutrição animal. Na Boviplan, atua na área de assistência técnica, desenvolvimento de projetos pecuários e controle de qualidade de alimentos para nutrição animal. Atualmente participa da Associação dos Profissionais de Pecuária Sustentável.

Na entrevista concedida à AgriPoint, ele fala sobre técnicas para a produção de uma silagem de qualidade e sobre sustentabilidade.

"O maior problema hoje encontrado nas silagens brasileiras é a falta de qualidade".

"Na produção de uma silagem, todo o procedimento deve ser monitorado e os funcionários devem ser muito bem treinados para operar as máquinas adequadamente evitando perdas".

"O uso de aditivos e inoculantes é uma opção muito interessante. Os aditivos agregam qualidade nutricional no produto e o uso de inoculantes é muitas vezes fundamental, não podendo faltar".

"O processo de terceirização na colheita hoje é uma ferramenta importante, porém, para pequenos produtores, essa técnica pode não compensar".

"Hoje a pecuária esta sendo acusada de vilã e há muita coisa que não é verdade. A Associação dos Profissionais de Pecuária Sustentável congrega consultores da área de produção e pesquisadores para dar vazão a voz da comunidade técnico - científica. A associação esta participando de vários eventos para explicar o que é a verdadeira sustentabilidade. Na reunião da Imaflora nós fomos representar a associação para levar a voz dos profissionais de produção".

"Não adianta preservar o meio ambiente e o produtor rural não conseguir se sustentar".

"O cursos online AgriPoint têm um formato muito interessante, pois os alunos podem ter acesso ao material a hora que quiserem e participam dos debates através da perguntas inseridas no fórum".



Rodrigo Paniago é instrutor do Curso Online AgriPoint Produção econômica de silagem, que terá início no dia 16 de março e já está com as inscrições abertas.

Participe do curso Produção econômica de silagem e conheça os princípios fundamentais sobre correto dimensionamento da área e localização do silo, o ponto de corte ideal do volumoso e o maquinário adequado. Aprenda a reduzir perdas na ensilagem e desensilagem e converter o híbrido, o plantio, a adubação e os tratos culturais em volumoso de qualidade. Inscreva-se já!

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade