Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Ações garantirão mercado para ovinocaprinocultura

postado em 16/04/2008

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A inclusão da cadeia produtiva no Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) foi defendida pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos na primeira reunião do ano, nesta terça-feira (15). As principais ações para o setor em 2008 foram definidas no encontro.

O coordenador do PNCRC, Leandro Feijó, acredita que a inclusão é necessária em função do crescimento do mercado nacional e internacional para caprinos e ovinos. Ele recomendou o engajamento da cadeia produtiva por considerar o PNCRC um requisito para a venda no mercado externo.

O Plano Nacional de Sanidade de Caprinos e Ovinos (PNSCO), previsto para entrar em vigor ainda este ano, também foi pauta. Ele propõe o credenciamento de laboratórios, desenvolvimento de programas sanitários específicos, cadastro de estabelecimentos e treinamento para veterinários.

Deverá entrar em vigor também o Programa Nacional de Melhoramento Genético e ações de pesquisa e desenvolvimento, visando tecnologias para a produção de carne, leite, pele e lã de qualidade.

Visando tornar o setor mais competitivo, foram propostas ações para um estudo complexo do agronegócio da caprinovinocultura no país, a adequação e a equalização dos impostos estaduais e federais e no âmbito do Mercosul e a criação de um programa nacional de capacitação contínua para técnicos, produtores e trabalhadores rurais da cadeia produtiva, informou o Mapa.

Avalie esse conteúdo: (1 estrelas)

Comentários

CARLOS MAGNO M SANTOS

São Paulo - São Paulo - Consultoria/extensão rural
postado em 16/04/2008

Parabéns pela colocação.

Interessante, é possível ter acesso as informações mais detalhadas sobre o que foi discutido pois, como atuamos na capacitação, gestão da informação e agregação de valor, temos interesse em saber mais sobre o assunto.

Arthur R. Jerosch Filho

Chapada Gaúcha - Minas Gerais - Produção de bovinos e ovinos
postado em 17/04/2008

Somos hoje os maiores produtores de carne bovina, por que?
Porque existe mercado para a venda do boi pelo criador. Na ovinocultura, para o criador vender sua produção, é preciso reza, novena e promessa, e isso com muita fé. O povo brasileiro não é um ávido consumidor da carne ovina, exeto alguns pontos regionais (Sul e Nordeste). Nâo vejo como a inclusão da cadeia produtiva na PNCRC, irá incrementar o comércio dessa carne, de forma tão eficaz, quanto talvez a propaganda e divulgação de suas benesses.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade